No mundo todo, os extremos estão cada vez mais intensos. Guerras, fome, tragédias, doenças. Entretanto, nas páginas mais tristes da História — mesmo nelas — sempre há quem impulsiona a humanidade a seguir em frente. Estamos falando de pessoas que optam por fazer parte de um trabalho humanitário. Revestidas de coragem e fortalecidos na crença de dias melhores, lá estão elas, resgatando, ajudando e sobrevivendo. Parece que nasceram para isso. Parece que foram incumbidas de uma tarefa apenas destinada a pessoas com aquele dom tão especial de amar o próximo. Ainda bem que o nosso mundo possui essas pessoas. Elas fazem acreditar que, apesar de não podermos evitar alguns desastres, somos capazes de muita coisa. Inclusive de fazer o Bem.

Para você que deseja também fazer parte e se engajar em um trabalho humanitário, recolhemos dicas e informações de tudo o que você precisa.

E, mesmo com a alta necessidade de possuir médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde em seus quadros de voluntariado, há muitas outras coisas pra se fazer.

As ONGs de trabalho humanitário sempre têm a necessidade de contar com os mais variados tipos de atuação.

Com este post, veja os tipos de trabalho voluntário e as principais exigências solicitadas para ser voluntário em projetos de ajuda humanitária.

Dividimos em tópicos, para facilitar a sua leitura:

O que é ajuda humanitária: conceitos, significados e tudo que representa

Talvez, as lembranças mais recentes da necessidade de grande ajuda humanitária estejam nas tristes imagens do conflito na Síria, que já provocou a morte de mais de 320 mil pessoas e a destruição de cidades inteiras.

Pois todo trabalho humanitário provém da necessidade de responder a calamidades eventuais ou crônicas, a fim de aliviar o sofrimento e a dor de suas vítimas.

Para tanto, por meio do serviço voluntário, presta assistência material, logística, psicológica, jurídica e, muitas vezes, espiritual.

Resgate e socorro às vítimas de calamidades

trabalho_humanitario_enfermeia

O trabalho humanitário presta socorro a vítimas de calamidades, guerras e outras situações de perigo para as pessoas.

Primeiramente, os socorristas que atuam na linha de frente prestam os primeiros-socorros, fazem atendimento pré-hospitalar e auxiliam os bombeiros e a Defesa Civil.

O trabalho deles ficaram bem visíveis, por exemplo, na tragédia ocorrida na cidade mineira de Mariana, no final de 2015.

À época, equipes de muitas ONGs de trabalho humanitário contribuíram na ajuda prestada pelas autoridades e órgãos oficiais.

Doações e logística

trabalho_humanitario_paraquedas

Não somente médicos e enfermeiros são aqueles que podem atuar em ONGs de trabalho humanitário. Outras pessoas podem ajudar a organização e logística dos atendimentos.

Além do trabalho de resposta ao desastre, muitas ONGs de trabalho humanitário possuem uma equipe de logística, que gerencia as doações.

Em catástrofes ambientais, como as enchentes no Nordeste que deixaram mais de 50 mil pessoas desabrigadas no mês passado, os voluntários se dispõem nos abrigos a cuidar das pessoas, a explicar como fazer o armazenamento dos alimentos, a colaborar na distribuição da marmita e por aí vai.

Como dissemos anteriormente, eles também são responsáveis pelas doações de alimentos, água potável, roupas, móveis etc., fazendo com que tudo chegue às vítimas de maneira organizada.

O trabalho humanitário na prevenção de catástrofes

trabalho_humanitario_bombeiro

Há também aqueles que atuam na prevenção, orientando as populações em risco para agir corretamente em eventuais desastres.

Muitas entidades que realizam trabalho humanitário atua também antes, como forma de prevenção, em comunidades que correm mais riscos de serem acometidas por desastres.

Não somente. Em muitos casos, essas são as pessoas que também podem orientar sobre os cuidados que devem ser tomados para, quando ocorrer a calamidade, evite-se possíveis surtos de doenças, por exemplo.

Você viu que existem várias maneiras de ajudar as ONGs de trabalho humanitário. O interesse está maior agora? Então, prossiga lendo este artigo e saiba como participar.

Ajuda humanitária: Como participar

São realidades difíceis que famílias enfrentam, e é preciso que os voluntário passe tanto por um processo de seleção e de preparação.

Por esse motivo, muitas ONGs que atuam junto a vítimas de calamidades fazem um filtro para quem realmente deseja trabalhar na área de desastre, realizando entrevistas, palestras e cursos. Algumas organizações realizam até simulações e testes físicos com os candidatos ao voluntariado.

Antes de qualquer coisa, para ser voluntário em qualquer trabalho humanitário, as ONGs pedem disponibilidade.

Mas é necessário também ter, ao mesmo tempo, dedicação, paciência e responsabilidade.

Trabalho voluntário no exterior

trabalho_humanitario_exterior

É possível se inscrever para contribuir em ONGs de trabalho humanitário no Brasil e no exterior

Também é possível se inscrever para prestar trabalhos voluntários pelo mundo.

Existem várias ONGs de trabalho humanitário que atuam em diferentes países, e essa se torna uma excelente oportunidade para quem deseja oferecer suas qualidades e conhecer novas culturas e línguas.

O importante é ter consciência que o trabalho voluntário no exterior não se trata de uma viagem de turismo. Nem é a chance de viajar de graça. Aliás, poucas são as ONGs que arcam com os gastos de viagem — a maioria delas ou solicitam doações ou cobram taxas para reaver os custos.

ONGs de trabalho humanitário

Fizemos uma lista de instituições que atuam no Brasil e no Exterior. Algumas delas contam com profissionais remunerados, enquanto outras acolhem apenas voluntários. Descubra um pouco mais sobre essas ONGs de trabalho humanitário:

#1 Cruz Vermelha Brasileira
O movimento internacional surge em 1863, mas a Cruz Vermelha Brasileira somente foi fundada em 1908. Auxilia os poderes públicos no socorro voluntário e leva ajuda a vítimas de secas, enchentes e outras catástrofes e desastres naturais. Para ajudar, é necessário procurar a filial de sua região.

#2 Lions International
Fundado nos Estados Unidos em 1917 e tem por objetivo capacitar voluntários para servir suas comunidades na promoção da paz e no atendimento às necessidades humanas. Possui 46 mil clubes por todo o mundo, com programas comunitários, ambientais, de ajuda a vítimas de desastre, na área de saúde, entre outros.

#3 Médicos sem fronteiras
Organização criada em 1971 que, desde então, presta serviços de saúde a pessoas afetadas por grandes crises humanitárias. Um trabalho que, de tão nobre, foi reconhecido e laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 1999. A ONG atua com profissionais remunerados, que passam por rigorosos processos de seleção. Porém, é possível também ajudar doando financeiramente, voluntariando-se pra cadastrar doadores na rua ou de outras formas.

#4 Naturally Africa Volunteers
A ONG oferece oportunidades a voluntários, especializados ou não, de fazer a diferença num continente que tanto precisa de ajuda como o da África. Você pode ser voluntário em Gana, Namíbia, Quênia, entre outros. Assim, oferece programas educacionais, treinamento e apoio para que os próprios atendidos gerem renda.

#5 Organização das Nações Unidas (ONU)
O Programa de Voluntários das Nações Unidas possui vagas em mais de cem campos profissionais, colaborando com a manutenção da paz, ajudando na organização de eleições, confortando vítimas de catástrofes, promovendo a proteção ao meio ambiente e mais atividades. Além do voluntariado, eles também contratam profissionais para trabalhar nos diversos escritórios da ONU pelo mundo.

Categorias: Doação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Doação

Harmonia e Solidariedade: Saiba como fazer a doação de instrumentos musicais usados

Bote pra tocar aquela música na sua playlist. Aquela mesma que sempre quando toca no rádio te faz lembrar de um momento bom da sua vida. Não importa se fez sucesso na década de 60 Leia mais…

Doação

O filho cresceu e a roupa encolheu. O que fazer? Veja tudo sobre doação de roupa de bebê

A mãe, de tão coruja, quer guardar todas as recordações dos anos iniciais do filho. Uma foto (mais tarde, constrangedora) da criança tomando banho, um vídeo gravado da primeira vez que ele andou, uma almofadinha Leia mais…

Doação

Transplantar Esperança: Tudo o que você precisa saber sobre como Doar um Rim em Vida

Compartilhar algo que você tem em dobro com alguém que você ame. Não, este não é um texto de romance. Embora uma frase dessa encaixaria perfeitamente para definir a situação de um casal apaixonado. Só Leia mais…