Por muito tempo, guardei um jeans que mal utilizava. Assim também fiz com um calçado que incomodava os pés. O meu sangue, renovável, guardei em meu corpo. E sequer cogitei avisar minha família que, quando morresse, poderia doar meus órgãos. Quantas chances tive de fazer algo e, simplesmente, ignorei?! Vamos olhar ao nosso redor. Há muitas formas de fazer o Bem. Nem temos ideia sobre o que significa doar para quem precisa. Mas façamos isso agora. Alguém está precisando muito.

Ao pensarmos neste post, o nosso objetivo logo de cara foi não apenas explicar o que significa doação no sentido literal da palavra. Afinal, palavras não substituem ações, e doação exige atitudes. Você verá que, no decorrer do texto, tentamos demonstrar um pouco do que esse gesto representa para muitas pessoas necessitadas de atenção, de cuidados e de doação de outras pessoas. Separamos o post em tópicos:

Olhe ao redor: o que significa doar para quem precisa

No nosso dia a dia, são várias as oportunidades que temos de promover o Bem. Infelizmente, deixamos passar. Não por maldade. Afinal, temos certeza que — assim como nós — você sempre imaginou morar num mundo melhor.

Às vezes, o que acontece é uma pequena distração. Porém, olhe ao seu redor. Agora mesmo deve ter alguém precisando de ajuda. Você pode doar para uma instituição, doar para uma família, doar para um morador de rua. Você nem sabe o que significa doação para essas pessoas, o quanto sua ajuda fará bem a elas.

Cá entre nós, o que significa doação?

O que significa doar?

O que significa doar?

Por mais que nós possamos ter um coração bom — e em nenhum momento podemos imaginar que quem não doa não tem —, a nossa distante relação com o ato de doar tem mais a ver com distração ou supervalorização do ato.

A distração ocorre conforme contamos na historinha anterior. Já a supervalorização do ato é acreditar que precisa-se fazer algo de muito extraordinário para se efetuar uma doação, mas vimos que doar pode ter um significado muito mais simples. Quer entender melhor?

O que significa doação é bem simples

Quantas vezes você explicou para um colega de trabalho ou de sala de aula sobre aquele assunto que ele não havia entendido? Isso é doação. É o que significa doar conhecimento. Você pode fazer doar conhecimento desta forma ou, então, doando livros. E dentro desse tipo de doação, você pode doar livros infantis, livros de ficção científica, romances, revistas, livros didáticos, gibis e por aí vai…

Viu o quanto são numerosas as chances de doar? É o que nós não percebemos no dia a dia. Com isso, a nossa ajuda na construção de um mundo mais justo e solidário vai se dissipando na grande jornada da vida. Não podemos deixar isso ocorrer.

Literalmente, doar é

Vamos ver o que significa doar no dicionário

Vamos ver o que significa doar no dicionário

Para entender o que significa doação, literalmente, vamos recorrer ao dicionário. Doar é “transferir gratuitamente a outra pessoa, de forma legal, bem, quantia, imóvel, vantagens etc. que antes era de sua propriedade”.

Mas o mesmo dicionário diz que doar é, em sentido figurado, “entregar(-se) a uma obra, causa, pessoa etc.; dedicar(-se)”. Por isso, não podemos pensar que o que significa doar é apenas transferir algo a alguém. Não mesmo! E continuaremos explicando neste post.

Ampliando possibilidades

Para podermos responder a pergunta “Doar, o que é?”, temos de pensar além e vislumbrar um campo de inúmeras possibilidades e maneiras de se fazer uma doação. Assim, conseguiremos atestar, com toda a certeza, o que significa doação, de uma maneira geral.

Tem um texto bem interessante publicado pela Legião da Boa Vontade (instituição bem conhecida por sua sigla — LBV — e por seu belíssimo trabalho feito com crianças, adultos e jovens em todo o Brasil), que apresenta uma ideia bastante abrangente de o que é doar.

Afirmamos que, pela cultura da doação, teremos um mundo melhor. Você confia nisso?

Que tal construirmos um mundo melhor através da solidariedade?

Que tal construirmos um mundo melhor através da solidariedade?

O que significa doar um pão para quem tem fome? Uma roupa para quem tem frio? Doar medula óssea para quem está no leito de morte? Você pode parar para refletir o que significa doar para essas pessoas. E uma das conclusões que você pode chegar é a de que este gesto pode ser o ponto de transformação da existência delas.

Nesta lógica é que afirmamos: a vida de alguém é capaz de mudar por causa da solidariedade. É esse o sentimento que às vezes renasce, às vezes aumenta no coração de quem é ajudado. A esperança faz as pessoas acreditarem que é possível. E, a partir daí, os limites não existem mais.

O mundo tem jeito. A doação transforma

Quem acredita que o mundo ainda tem jeito? Com toda certeza, nós acreditamos! E é por isso que afirmamos: quanto mais nós fizermos pelas pessoas, mais as pessoas vão acreditar também que a nossa sociedade, o nosso planeta, tem mesmo jeito.

Imagine um mundo diferente do que aquele que a gente vive hoje. Uma sociedade com pessoas mais solidárias, justas e honestas. É um mundo muito bom, concorda? Por outro lado, quanto menor a esperança das pessoas, menos atitudes positivas replicadas no mundo. O resultado é: tristeza, depressão e violência. Vamos construir uma história melhor para toda a humanidade?

As inúmeras formas de doar

Entre as várias oportunidades do dia a dia de fazer o bem, listamos algumas das muitas maneiras diferentes que há para fazer uma doação. Alguma delas com certeza pode servir para você. Veja como você pode ajudar e doar ao próximo:

Imagens: Flat Icon

Além disso, você pode doar seu tempo e seu conhecimento em algo para beneficiar outras pessoas. Se você se tornar um voluntário de alguma instituição, você descobrirá bem mais o que significa doar. E ainda terá o orgulho de fazer a sua parte por um mundo melhor: um mundo que ainda tem jeito.

Categorias: Doação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Doação

Harmonia e Solidariedade: Saiba como fazer a doação de instrumentos musicais usados

Bote pra tocar aquela música na sua playlist. Aquela mesma que sempre quando toca no rádio te faz lembrar de um momento bom da sua vida. Não importa se fez sucesso na década de 60 Leia mais…

Doação

O filho cresceu e a roupa encolheu. O que fazer? Veja tudo sobre doação de roupa de bebê

A mãe, de tão coruja, quer guardar todas as recordações dos anos iniciais do filho. Uma foto (mais tarde, constrangedora) da criança tomando banho, um vídeo gravado da primeira vez que ele andou, uma almofadinha Leia mais…

Doação

Transplantar Esperança: Tudo o que você precisa saber sobre como Doar um Rim em Vida

Compartilhar algo que você tem em dobro com alguém que você ame. Não, este não é um texto de romance. Embora uma frase dessa encaixaria perfeitamente para definir a situação de um casal apaixonado. Só Leia mais…