Nem todo filme precisa ter roteiro clichê. Nem toda história necessita de um final feliz. Se a vida imita a arte e a arte imita a vida, o cinema é extensão das nossas vontades ou das nossas dúvidas, do que temos de mais sagrado e de mais impuro, expressão das nossas fantasias ou dos nossos próprios pesadelos. Porém, a arte não LIMITA a vida. Pelo contrário. Ela expande ideias e sentimentos, porque vemos na tela algo semelhante a nós mesmos, mesmo que seja pura ficção. Mas há histórias que vão além do clichê e que não necessariamente possuem um final feliz. Ainda assim, essas obras tornam-se parte de nós, porque aprendemos algo muito significativo com elas. Reunimos os melhores filmes de lição de vida em uma lista, que reproduzimos neste post. São sugestões de filmes para refletir, inspirar e, quem sabe, se emocionar.

Toda lista que reúne os melhores filmes de lição de vida costuma apresentar aquelas obras cinematográficas que mais tiveram impacto na vida de quem está fazendo a relação. Os filmes que escolhemos para ilustrar este post, como não poderia deixar de ser, seguem essa lógica. Para nós, estes são os melhores filmes de lição de vida que já assistimos.

Porém, cada um tem sua própria lista. Se você quiser começar uma, colocamos essas dicas de filmes pra você assistir. Nosso post está dividido pelas obras cinematográficas que acreditamos ser os melhores filmes de lição de vida que já foram feitos para o cinema:

Hors-concours: filmes motivacionais da Disney e suas lições de vida para refletir

melhores_filmes_de_licao_de_vida_disney

Os obras da Disney, por exemplo, tem primazia em oferecer grandes e inesquecíveis momentos de superação, motivação e de lições de vida. As animações, repletas de magia, são capazes de dar preciosos ensinamentos de crianças a adultos, pois valorizam o que o ser humano têm de melhor: o sentimento.

Não apenas os desenhos transformam histórias em épicos. Filmes live action da produção Disney, lançados ao longo dessas últimas décadas, são repletos de histórias reais que nos levam à reflexão sobre as lições de vida contidas ali. Abaixo, algumas das principais obras cinematográficas com o selo Disney:

  • A Bela e a Fera (Beauty and the Beast, 1991)
  • A espada era a lei (The Sword in the Stone, 1963)
  • Cinderela (Cinderella, 1950)
  • Detona Ralph (Wreck-it Ralph, 2012)
  • Divertida mente (Inside out, 2015)
  • Duelo de Titãs (Remember the Titans, 2000)
  • Dumbo (Dumbo, 1941)
  • Enrolados (Tangled, 2010)
  • Estrada para a glória (Glory Road, 2006)
  • Frozen: uma aventura congelante (Frozen, 2013)
  • Jamaica abaixo de zero (Cool runnings, 1993)
  • Mary Poppins (Mary Poppins, 1964)
  • Mulan (Mulan, 1998)
  • Nós somos os campeões (The Might Ducks, 1992)
  • O diário da Princesa (The Princess diaries, 2001)
  • O Rei Leão (The Lion King, 1994)
  • Procurando Nemo (Finding Nemo, 2003)
  • Pinóquio (Pinocchio, 1940)
  • Toy Story (Toy Story, 1995)
  • Up: altas aventuras (Up, 2009)
  • Valente (Brave, 2012)
  • Wall-E (Wall-E, 2008)

Esses filmes inspiradores também damos como dicas de filmes, pois os estúdios Disney possuem uma magia (ou no mínimo algo acima do extraordinário) em produzir aqueles que podem ser considerados os melhores filmes de lição de vida.

[banner-criancas]

Por isso, ganharam um tópico todo dedicado a eles no nosso post. Mas existem outras obras cinematográficas que, na nossa opinião, se tratam dos melhores filmes de lição de vida da história do cinema mundial. Conheça as obras cinematográficas, logo em seguida.

Melhores filmes de lição de vida #1

Um sonho de liberdade (The Shawshank Redemption, 1994)

melhores_filmes_de_licao_de_vida_liberdade

Um sonho de liberdade: um dos melhores filmes de lição de vida (para nós, o primeiro da lista).

Condenado injustamente pelo assassinato de sua esposa e do amante dela, o bancário Andy (Tim Robbins) vai para o presídio de Shawshank, no Estado do Maine, extremo nordeste dos Estados Unidos.

Na cadeia, além de fazer amizade com Red (Morgan Freeman), utiliza de seu conhecimento para fazer as finanças sujas do diretor da instituição Warden (Bob Gunton) e melhorar as condições de outros internos no presídio.

Porém, mesmo sob duas condenações de prisão perpétua, Andy alimenta a esperança de um dia poder resgatar a sua liberdade. Este é um filme com uma valiosa lição de vida para refletir sobre a superação nas duras provas que a vida pode nos apresentar.

Melhores filmes de lição de vida #2

A lista de Schindler (Schindler’s list, 1993)

melhores_filmes_de_licao_de_vida_lista

Um ganancioso empresário alemão, Oskar Schindler (Liam Neeson) utiliza de sua grnade influência no partido nazista para abrir uma fábrica na Polônia, durante a Segunda Guerra Mundial, valendo-se da mão-de-obra de judeus, que vinham sendo trancafiados naquele período e fazendo uma fortuna considerável.

No entanto, a amizade e a confiança em Itzhak (Ben Kingsley) amolecem o coração de Schindler e o torna uma improvável personalidade humanitária, que dá refúgio e salva a vida de milhares de judeus, nessa história verídica e que mereceu ser contada por ninguém menos que o também judeu e renomado diretor Steven Spielberg.

Melhores filmes de lição de vida #3

A felicidade não se compra (It’s a wonderful life, 1946)

melhores_filmes_de_licao_de_vida_felicidade

George (James Stewart), herdeiro de uma modesta empresa de construção, sempre desejou viajar, mas não dispõe de tempo, pois, além de cuidar das finanças da companhia, passa a vida toda doando um pouco mais de si mesmo para a população de Bedford Falls, onde mora.

Na véspera de Natal, porém, sente tudo desmoronar porque seu tio, Billy (Thomas Mitchell), perde uma boa quantia de dinheiro da empresa, que deveria ser depositado. Para piorar, George percebe que isso pode levá-lo à prisão e dá um fim na empresa, permitindo que o endinheirado sr. Potter possa comprá-la e se tornar, literalmente, o dono de toda cidade.

Desesperado, ele decide se suicidar, mas um aspirante a anjo chamado Clarence (Henry Travers) resolve ajudá-lo a trazer de volta a vontade de viver, mostrando como seria a vida de todos na cidade sem ele.

Nós chegamos a debater o suicídio em um post focado em depressão no idoso, porém, esse é um assunto que, infelizmente, precisa ser reforçado constantemente. Esse filme, na direção de Frank Capra, aborda o tema de forma magistral e oferta uma grande lição de como somos importantes no mundo e a nossa vida vale muito.

Melhores filmes de lição de vida #4

Ao mestre, com carinho (To Sir, with love, 1967)

Mark (Sidney Poitier) é um engenheiro que resolve se arriscar na profissão de professor, dando aulas para uma classe na periferia de Londres, Inglaterra. A esperança dele é que este seja um trabalho temporário.

Ao encontrar uma sala cheia de adolescentes rebeldes e sem perspectivas de futuro, o recém-chegado professor faz com que seus alunos aprendam algo que, muitas das vezes, não se encontra nos livros didáticos, que é respeito.



Tomando para si muitos dos problemas que envolvem aquele grupo de estudantes, ele evita aparentar a imagem de um professor tradicional — cujas atividades são centradas no conteúdo programático do sistema de ensino vigente.

Este é um dos melhores filmes de lição de vida porque todos os dias podemos fazer mais em nosso trabalho, em nossa casa, em nossa comunidade. Por mais que eventualmente estejamos fazendo algo que não seja aquilo que temos vontade, podemos transformar isso em uma tarefa agradável e produtiva.

Melhores filmes de lição de vida #5

À procura da felicidade (The pursuit of happyness, 2006)

melhores_filmes_de_licao_de_vida_procura

Nem tudo vem dando certo na vida de Chris (Will Smith). Aliás, vem dando tudo errado. Sem emprego após investir muito dinheiro na produção de equipamentos médicos, foi abandonado pela mulher e perdeu a casa, a conta bancária e os cartões de crédito.

Ele ainda precisa cuidar sozinho do filho, Christopher (Jaden Smith). Forçado a viver nas ruas com o garoto, ele se candidata para estagiar como corretor de ações por seis meses, sem receber nada por isso, com o objetivo de ser efetivado, para enfim poder recuperar a dignidade e dar uma vida melhor para o pequeno Christopher.

Ultimamente, essa obra cinematográfica tem estado em muitas das listas de melhores filmes de lição de vida. E não é à toa. Afinal, a história inspirada em fatos reais é uma grande lição de vida para reflexão de que, com esforço, determinação e perseverança, é possível alcançar os sonhos.

Melhores filmes de lição de vida #6

O impossível (Lo imposible, 2012)

melhores_filmes_de_licao_de_vida_impossivel

Inspirada em fatos reais, a família de Maria (Naomi Watts) e Henry (Ewan McGregor) passa tranquilas e confortáveis férias na Tailândia, quando junto de seus três filhos o casal é surpreendido por um enorme tsunami formado no Oceano Índico.

Os rastros de destruição e a determinação dessa família em poder se reencontrar transformam este em um dos melhores filmes de lição de vida já produzido pela indústria cinematográfica. Em momentos diversos, fica impossível imaginar a mãe, o pai e os filhos sobrevivendo.

O que acontece, como aprendemos com a película, é que não há nada mais poderoso que o espírito humano. Essa é a principal mensagem de lição de vida que podemos obter deste filme de superação.

Melhores filmes de lição de vida #7

Intocáveis (Intouchables, 2011)

Após se tornar deficiente físico devido um acidente, Philippe (François Cluzet), um milionário que faz parte da aristocracia francesa, entrevista alguns candidatos interessados em se tornar seu cuidador. Driss (Omar Sy) está ali, apenas com o interesse de fazer com que o recrutador assine um documento da assistência social, para que possa enfim receber o seguro-desemprego.

Rude e mal-educado, com atitudes que muitas vezes poderiam ser encaradas como crueis, Driss é contratado por um período de experiência e se muda para a enorme mansão onde mora seu patrão. As situações que vêm em seguida viram de cabeça pra baixo a rotina de Philippe e de seus empregados.

Escolhemos essa obra do cinema francês, que é baseada em fatos reais, como um dos melhores filmes de lição de vida porque apresenta, num toque de humor, um grande ensinamento acerca do respeito, o que muitas vezes é tudo o que uma pessoa com deficiência física precisa (tratamos um pouco sobre esse assunto no post que fizemos sobre doação de cadeiras de rodas. Entre lá pra saber mais).

Melhores filmes de lição de vida #8

Whiplash: Em busca da perfeição (Whiplash, 2014)

melhores_filmes_de_licao_de_vida_whiplash

A mistura intensa de drama, superação e, em até certo ponto, de angústia, com alguns desfechos durante o filme, coloca o protagonismo para Andrew Neiman (Miles Teller), um jovem baterista de jazz, estudante dedicado de um dos melhores conservatórios dos Estados Unidos.

Andrew conhece Terence Fletcher (J. K. Simmons), um professor admirado, mas ao mesmo tempo temido, devido a sua extrema exigência com seus alunos, que o convida a fazer parte de sua banda.

A história gira em torno do conflito entre esses dois personagens. Fletcher, com seu jeito durão desafia Andrew, levando-o ao extremo de seus limites físicos e mentais na busca da perfeição, a fim de que ele se torne um dos maiores músicos de sua geração.

É um filme que, apesar de algum exagero, inspira-nos a correr atrás dos nossos sonhos, de dedicarmo-nos ao máximo e quebrar as barreiras que nos mantêm no nível “médio”, para alcançar a glória de sermos os melhores no que fazemos. Por esses motivos que esta obra recente está na nossa lista de melhores filmes de lição de vida.

Melhores filmes de lição de vida #9

Uma lição de amor (I am Sam, 2001)

Mesmo com enormes dificuldades por causa das limitações impostas por sua deficiência intelectual, um homem chamado Sam (Sean Penn) faz de tudo para criar a sua filha de 7 anos, Lucy (Dakota Fanning).

Porém, o serviço social alega que Sam não tem condições de cuidar da filha, levando a criança para um orfanato. Desesperado, o pai procura a ajuda de uma advogada, Rita (Michelle Pfeiffer), que encara o processo de maneira fria e sem muitas esperanças em um final feliz.

Ao longo do filme, o carinho, o respeito e o amor que nutre a relação do pai e da filha, porém, podem fazer com que a advogada e a justiça aprendam uma lição de vida importante.

Melhores filmes de lição de vida #10

Invictus (Invictus, 2009)

melhores_filmes_de_licao_de_vida_invictus

No conturbado ambiente da recém-superada segregação racial do Apartheid, regime que perdurou durante 46 anos na África do Sul, o presidente eleito e ícone da luta por justiça Nelson Mandela (Morgan Freeman) idealiza utilizar a Copa do Mundo de Rugby de 1995 para unificar a nação.

O capitão dos Springboks, Pienaar (Matt Damon), recebe o pedido para vencer o torneio com certa surpresa, já que a seleção sul-africana não vinha obtendo grandes resultados nos últimos tempos. O que se vê, a partir de então, é o esporte preferido dos afrikaaners colonizadores (rejeitado pela maioria negra) sendo símbolo, não do Apartheid, mas de uma nova África do Sul, unida e sem preconceitos.

Já vimos belíssimos fatos reais retirados de exemplos do esporte, mas esse que foi retratado com tanta maestria pelas lentes de Clint Eastwood, com certeza, fica registrado como um dos melhores filmes de lição de vida da história e por isso está na nossa recomendação de filmes.

Melhores filmes de lição de vida #11

Meu nome é Radio (Radio, 2003)

melhores_filmes_de_licao_de_vida_radio

Adaptação de uma história real, Radio (Cuba Gooding Jr.) é portador de deficiência intelectual e enfrenta, ao longo da vida, diversas situações de subjugação e isolamento social. Em uma dessas ocasiões, ele é amarrado e preso em um quarto escuro por jogadores de um time escolar de futebol americano.

Após esse episódio, o treinador da equipe, Harold Jones (Ed Harris), ensina o jovem a ler e a escrever. Esse fato, de bastante humanidade, é uma forma de Jones tentar se redimir por não ter ajudado um garoto quando mais jovem, o que é um fardo pesado na consciência dele.

Apesar disso, o filme oferece uma linda lição de vida, transformando o garoto, antes maltratado e humilhado, em um jovem popular e independente. Fora dos cinemas, a história realmente aconteceu e que bom que a obra cinematográfica pôde repercuti-la nas telonas.

Sua obra cinematográfica preferida não se encontra na nossa lista? Faça sugestões de filmes e mande sua própria relação de melhores filmes de lição de vida:

 

Verificação de segurança

Categorias: Inspiração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *