O mundo mudou. As pessoas falam digitando, postam fotos e vídeos e expressam opiniões através de curtidas. Ao mesmo tempo, o mundo não mudou. A miséria e a fome privam nossa sociedade de ser melhor. A internet, porém, tem tudo para revolucionar o Terceiro Setor assim como revolucionou a nossa vida. No entanto, o que se vê são ONGs pouco se aproveitando dos meios digitais e muito menos fazendo deles uma notável maneira de arrecadar doações online.

Neste post, daremos dicas e mostraremos como é simples implementar um site de doações e receber doações pela internet. Dividimos este post em tópicos, até mesmo para facilitar a sua leitura e compreensão:

Por que preciso pensar em como arrecadar dinheiro pela internet?

Pensar em estratégias de arrecadar doações online pode fazer a diferença

Pensar em estratégias de arrecadar doações online pode fazer a diferença

Hoje, somos sete bilhões de pessoas no planeta, e quase três bilhões de usuários de internetCada vez mais a tecnologia move as relações sociais e comerciais. É tão latente que a internet influencia a nossa vida que hoje estar fora do Facebook ou do Twitter é praticamente como se você não existisse.

São muitos os dados compartilhados na internet diariamente. De receitas de bolo a obras clássicas da literatura mundial. De fotos ao lado do cachorro a imagens do espaço. De opiniões sobre programas de TV a teses científicas.

Hoje praticamente tudo está na internet. Aliás, o brasileiro adora estar na internet. São 650 horas por mês que cada um passa navegando em redes sociais. É muito tempo em frente ao computador ou no celular. E está aí a oportunidade para você e sua ONG aumentarem as doações online.

É um campo vasto, só que o Terceiro Setor precisa se apropriar dele. Por isso, você deve considerar as doações online como um importante meio de arrecadação. No futuro, com as relações virtuais progredindo, em comparação ao que já atualmente é um índice alto, muitos dos processos de doação serão feitos em um ambiente online.

Não sabia. Ninguém nunca me pediu

Podem haver falhas de comunicação entre ONGs e colaboradores. É preciso corrigir esses equívocos para conseguir doações online.

Podem haver falhas de comunicação entre ONGs e colaboradores. É preciso corrigir esses equívocos para conseguir doações online.

Por outro lado, um estudo apontou que 18% das pessoas não doam no nosso país simplesmente porque ninguém solicitou doações a elas. Esse número apresenta uma falha na comunicação e na captação de recursos das ONGs. As pessoas precisam saber da existência das ONGs, conhecer o trabalho delas, para que possam doar. Se desconhecem, não há a doação. Simples assim.

As ONGs e instituições sem fins lucrativos brasileiras necessitam de recursos para a manutenção de seus projetos e ações. Além das “maneiras convencionais”, ampliar as formas de comunicação dessas entidades com seus colaboradores pode aumentar a captação de recursos. Portanto — é claro —, o primeiro passo para arrecadar doações online é criar um site de doação.

Crescimento das Transações Online

doacoes_online_crescimento_das_transacoes

Já dissemos o quanto o Terceiro Setor no Brasil está deficitário quando se trata de captação de recursos para projetos sociais. Porém, em outros lugares do planeta, houve um crescimento nas doações online. No estudo “Network for Good — Online Giving Index”, esse aumento fica muito claro.

Só de 2014 a 2015, o número de doações online cresceu 9%. Como comparação, no mesmo período, o número de doações em geral aumentou apenas 2%, como foi exposto neste infográfico. O fato é que as ONGs brasileiras ficam atrás no quesito captação de recursos para projetos sociais.

Mas o brasileiro realiza sim operações financeiras na internet. A bem da verdade, o crescimento nas transações online nos últimos anos é bastante considerável. O e-commerce brasileiro soube aproveitar desse volume de acessos para a captação de recursos financeiros e arrecadou 35,8 bilhões apenas no ano de 2014. Em relação a 2013, para se ter ideia, o aumento foi de 24,3% — o que representa quase dez bilhões de reais a mais.

Segurança e Confiança: O Que Falta para as Doações Online Subirem no Brasil?

doacoes_online_seguranca_na_internet

Se esses números do comércio eletrônico continuam a subir, isso demonstra que já não existe tanto o receio das pessoas pelas transações online. Mas talvez o maior empecilho para impulsionar as doações online seja a confiança da população nas ONGs, em como o dinheiro doado será investido.

Cerca de 12% dos brasileiros não doam porque não confiam nas instituições sociais (Fonte: Idis/Ipsos Affairs). Em uma outra pesquisa mais recente, apenas 26% dos entrevistados acham que a maioria das ONGs é confiável. Essas são as nossas dicas para quando você for montar as estratégias para obter doações online para a sua ONG:

  • Credibilidade;
  • Site confiável;
  • Transparência;
  • Prestação de contas;
  • Comunicação clara;
  • Projetos com metas específicas e bem detalhadas.

Qualquer um desses fatores, se não tomados, influencia negativamente no momento da doação. Quando se lida com o público, causar uma boa impressão é importantíssimo. Cuidar da imagem, para manter o colaborador, é ainda mais. Você precisa estar atento a todos os detalhes que citamos.

Então, como fazer a captação de recursos financeiros através das doações online?

doacoes_online_captacao_de_recursos

Entender a internet como meio de mobilizar doadores para a captação de recursos financeiros e de divulgar projetos sociais pode fazer uma grande diferença. É preciso saber utilizar bem esse meio eletrônico. De uma das edições recentes do “The Network for Good — Online Giving Index”, nós tiramos algumas lições:

  • A experiência do usuário durante as doações online tem impacto na fidelidade, na retenção e na média do valor doado;
  • A lealdade do doador conquistado com páginas sem nenhuma identidade com a marca da organização é bem menor que a conquistada mediante páginas com a marca;
  • A doação recorrente prolonga a relação e deve ser fortemente encorajada;
  • Doações online disparam no final do ano e durante desastres e catástrofes de larga escala.

Assim como a tecnologia, que está em constante mudança e aperfeiçoamento, o seu site de doação deve sempre inovar, de forma que mantenha a atenção dos usuários de sempre e conquiste novos doadores.

Isso inclui todas as formas de relacionamento que você fizer com o colaborador pela internete-mail marketing e prestação de contas no site, por exemplo. O colaborador deve ter a certeza que o dinheiro doado está sendo bem investido. Você tem de passar essa credibilidade pra ele. Mais uma vez, a imagem impacta na captação de recursos financeiros e nas doações online.

Porém, você não pode esquecer: por mais que a internet forneça inúmeras ferramentas para atrair os colaboradores, todas as informações presentes no seu site de doações online devem ser verdadeiras. Uma vez quebrada a confiança, nunca mais.

Por isso, sempre que possível, convide seu colaborador para conhecer pessoalmente as atividades da sua ONG. A internet é um ambiente virtual, que às vezes pode afastar as pessoas. É uma jogada interessante quando você consegue trazê-lo para o ambiente real, e assim você pode conquistar ainda mais a fidelidade do contribuinte. Pense nisso!

Crowdfunding, como receber doações através da vaquinha virtual?

doacoes_online_crowdfunding_financiamento_coletivo

Para finalizar o nosso post sobre como receber doações online, resolvemos falar a respeito de uma iniciativa cada vez mais presente na internet brasileira para a captação de recursos para projetos sociais: o crowdfunding.

O financiamento coletivo, forma como o chamamos no Brasil, pode ser um caminho interessante para a sua ONG arrecadar doações online. Há um crescimento do uso de crowdfunding no país (hoje, existem por volta de 20 plataformas), e se você deseja utilizar este serviço deve se atentar para as formas de arrecadação de cada serviço.

Só em 2014, 16,2 bilhões de dólares foram arrecadados pelo mundo por meio do financiamento coletivo. Segundo a Kickante, empresa do ramo, o mercado representa entre 0,03% e 0,3% dos formatos de arrecadação de fundos. Mas a projeção é que o Brasil movimente quase dez bilhões até 2025. E o que eu preciso saber sobre crowdfunding?

  • Escolha o modelo — Além do tradicional “Tudo ou nada”, plataformas brasileiras oferecem opções mais flexíveis e vantajosas para projetos específicos;
  • Seja objetivo — Defina bem a sua meta e certifique-se que a descrição de seu projeto está clara e atrativa;
  • Atraia seu público — Ofereça recompensas criativas e divulgue nas redes sociais o seu projeto.

Mas, antes de tudo, veja se vale a pena. A vaquinha virtual é uma grande ideia, que pode melhorar a vida de muitas pessoas. Com isso, esperamos que possamos ter ajudado você a produzir um site de doações online e saber como conseguir doações pela internet para a sua ONG ou projeto social.

Após tudo isso, desejamos que seja muito bem-vindo ao nosso blog

É o nosso primeiro post aqui no blog. Queremos mudar o mundo, em alguns aspectos. A tecnologia pode ajudar nisso. Mas a ação humana é essencial. O mundo pode mudar, porque o mundo tem jeito.

[banner-random]


1 Comment

Glaucimar · 30/09/2017 às 01:57

gostei da reportagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Doação

Harmonia e Solidariedade: Saiba como fazer a doação de instrumentos musicais usados

Bote pra tocar aquela música na sua playlist. Aquela mesma que sempre quando toca no rádio te faz lembrar de um momento bom da sua vida. Não importa se fez sucesso na década de 60 Leia mais…

Doação

O filho cresceu e a roupa encolheu. O que fazer? Veja tudo sobre doação de roupa de bebê

A mãe, de tão coruja, quer guardar todas as recordações dos anos iniciais do filho. Uma foto (mais tarde, constrangedora) da criança tomando banho, um vídeo gravado da primeira vez que ele andou, uma almofadinha Leia mais…

Doação

Transplantar Esperança: Tudo o que você precisa saber sobre como Doar um Rim em Vida

Compartilhar algo que você tem em dobro com alguém que você ame. Não, este não é um texto de romance. Embora uma frase dessa encaixaria perfeitamente para definir a situação de um casal apaixonado. Só Leia mais…