Quanto vale aquele jeans pendurado há tempos no seu guarda-roupa? E aquele tênis antigo que você não usa mais? Ou aquela blusa irada da década passada? Essas e outras peças de roupas que nunca mais você utilizou podem valer muito ainda. Caso ainda não saiba o que fazer com elas, pense na doação de roupas usadas. Libera espaço no armário e ajuda quem não têm o que vestir.

Neste post, falaremos a doação de roupas usadas, como receber doações e como doar roupas, além de indicar locais onde doar roupas. Para facilitar a sua leitura, dividimos este texto em tópicos:

Frio: doação de roupas usadas é maior no inverno; no verão, pode ser feita também

Tempos atrás, fizemos dois posts: um sobre a doação de agasalhos e outro a respeito da doação de cobertores. Muita gente se lembra da doação de roupas usadas nestas épocas de frio, como nos meses de junho e julho, por exemplo, quando é inverno no Brasil e é intensificada a mobilização, a realização e a divulgação das campanhas de agasalho.

Porém, uma boa ação, independente de qual seja, sempre faz a diferença na vida do próximo. Afinal, por causa das mudanças de temperatura somadas aos problemas sociais, várias pessoas possuem grande necessidade de doação de roupas usadas. Peças de verão, portanto, são sempre muito bem-vindas em qualquer estação do ano.

Qual vestuário escolher? Como selecionar os itens para a doação de roupas usadas?

Blusas e agasalhos são ótimas opções de roupas para doação, mas não apenas. Camisetas, calças, bermudas, tênis, sapatos, cachecóis, toucas, saias, chinelos etc. podem muito bem servir para doação.

Caso tenha oportunidade, você pode doar roupas para gestantes, peças de vestuário infantis e roupas de bebês (pode também doar fraldas, como indicamos neste post sobre doação de fraldas descartáveis).

Doação de roupas usadas em boas condições de uso

É preciso estar atento ao que for doar. Organizações não governamentais e projetos sociais não recebem a doação de roupas íntimas e de uso individual. De resto, quase tudo pode ser doado neste mundo.

O importante, quando for realizar a doação de roupas usadas, é garantir que a peça esteja em bom estado de conservação e própria para o uso. Muitos dos locais onde doar roupa fazem a lavagem e a limpeza da peça, além de catalogarem. Porém, sempre é bom entregar a roupa para doação limpa, não é?

Onde doar roupas: locais que costumam receber a doação de roupas usadas

Você está com o guarda-roupa abarrotado de peças que não utiliza mais e pensa: “quero doar roupas usadas!” A primeira dica que oferecemos a você, antes de sair procurando locais onde doar roupa, é pesquisar junto a amigos, vizinhos, familiares e conhecidos se eles conhecem alguém que esteja precisando da doação de roupas usadas.

Caso não exista ninguém que necessite no seu círculo social, não fique triste e nem desista. Procure instituições sociais, igrejas e órgãos públicos na sua cidade, que costumeiramente realizam campanhas de arrecadação de doação de roupas usadas e veja se eles necessitam. No final deste post, nós falaremos de muitos locais que recebem roupas para doação. Prossiga lendo o texto e confira.

Destino da doação de roupas usadas: para onde roupas para doação são enviadas?

Quando realizada, a doação de roupas usadas pode ser destinada a vários fins. O primeiro deles, o mais comum, é que a doação de roupas usadas seja distribuída diretamente a pessoas e famílias de baixa renda na comunidade onde a ONG ou o projeto esteja localizado.

Mas também há algumas entidades que utilizam as roupas para doação entregues em bazares solidários, colocando os itens à venda e angariando recursos. Esses recursos, por sua vez, ajudam na manutenção das ações das instituições — e, portanto, doar roupa continua a ser importante para famílias em situação de pobreza, mesmo que elas próprias não sejam quem usarão diretamente a doação de roupas usadas.

Como preparar a doação de roupas usadas

Fizemos um pequeno roteiro de 6 simples passos que muito ajudará você quando você for doar roupa.

1. Pense no próximo

Antes de tudo, precisamos colocar na cabeça tudo o que há de importante na doação de roupas usadas, principalmente quando se trata de atender às necessidades de famílias e pessoas sem recursos para a compra, ou seja, aquelas que recebem a doação de roupas.

Por mais que a vestimenta tenha sido cara ou possua valor sentimental — e por mais doloroso que seja este processo —, imagine o quanto o seu gesto fará felizes essas pessoas e essas famílias de baixa renda.

2. Organize suas roupas

Muitas das vezes, a gente tem mais roupas do que necessita. E, também, muitas das vezes, desconhece quais peças têm no guarda-roupa. Para organizar, você pode separar as roupas em três diferentes caixas:

  • As que vão ficar;
  • As que vão para a doação de roupas;
  • E as que não possuem mais condições de uso.

3. Higienize as peças que doará

Mesmo que as instituições se disponham a lavar e higienizar as peças, não será esforço algum fazer isso antes de encaminhar a sua doação de roupas a elas. Afinal, muitas das ONGs que realizam esse serviço contam com voluntários, e eles podem ser mais uteis em outras funções — como a organização dos materiais antes da distribuição ou da venda.

4. Identifique as roupas

Coloque uma etiqueta em cada peça destinada à doação, contendo informações como tamanho e categoria. Muitas etiquetas originais se apagam em decorrência do tempo de uso, e esse gesto facilitará a entidade a organizar as peças.

5. Procure a ONG para qual doar roupa

Conheça a instituição para qual você doará e qual o destino que ela pretende dar para a roupa. Muitas entidades que recebem doação de roupas se dispõem a retirar as peças na casa do doador. Basta juntar e telefonar, que elas buscam.

6. Aproveite sua experiência

Doar roupas é ótimo. Os benefícios da doação de roupas usadas se estendem ao guarda-roupa, afinal, com menor volume, melhor você consegue organizá-lo e saber quais peças possui. Ah, e tem mais espaço para novos itens, caso queira renovar o estoque.

Com toda essa experiência, você também pode incentivar amigos, vizinhos e parentes a fazer a mesma coisa, ajudando-os a organizar e a escolher a entidade, além de demonstrar o quanto é bom agasalhar o coração de quem mais precisa.

Endereços: conheça lugares de doação de roupas usadas

#1 Casas André Luiz

Retira a doação de roupas, para serem vendidas. Os recursos ajudam o tratamento de pacientes com deficiência mental.

#2 Exército da Salvação

Possui postos de coleta e serviço de busca. O material é posto à venda em bazares, e os recursos são investidos nos projetos da entidade.

#3 Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul (ICI-RS)

Outro lugar onde doar roupas usadas, repassadas a pacientes e seus familiares. É possível entregar ou agendar o recolhimento.

#4 Legião da Boa Vontade

Abre postos de coleta em calamidades e épocas frias do ano. Também encaminha materiais doados a outras instituições.

#5 Obras Sociais Irmã Dulce (OSID)

Aceita doações de roupas, destinadas às necessidades dos atendidos em Salvador/BA ou colocadas à venda para arrecadar recursos.

#6 Organização de Auxílio Fraterno (OAF)

Recebe doações de roupas para bebês, crianças e adultos e fraldas descartáveis, na capital baiana.

#7 Santa Casa de São Paulo

Recebe a doação de roupas, sapatos e bijuterias. O material pode ser doado para pacientes ou vendidos no bazar, cuja renda serve para comprar fraldas, muletas, remédios, passagens etc.

#8 União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (Unibes)

Possui seis bazares em São Paulo/SP, onde doar roupas usadas (vestimentas e cama, mesa e banho) é possível.

Situações de emergência: onde fazer a doação de roupas usadas na sua região

Em situações de emergência e calamidades, órgãos da Defesa Civil prestam socorro às vítimas, e costumam abrir postos de coleta de diversos materiais, inclusive roupas. O telefone da Defesa Civil é 199. A seguir, os endereços de alguns órgãos estaduais:

Acre | Estrada da Usina, 669 — Aviário, Rio Branco/AC, tel.: (68) 3212-7800, site: www.bombeiros.ac.gov.br.

Amapá | Av. Mendonça Júnior, 1.921 — Centro, Macapá/AP, tel.: (96) 3222-3598, site: www.defesacivil-ap.com.br.

Amazonas | Av. Carvalho Leal, 1.659 — Cachoeirinha, Manaus/AM, site: www.defesacivil.am.gov.br.

Ceará | Rua Oto de Alencar, 215 — Centro, Fortaleza/CE, tel.: (85) 3101-4582, site: www.defesacivil.ce.gov.br.

Distrito Federal | SIA Trecho 6, Lotes 25/35, Edifício Excellence Business Center, em Brasília/DF, tel.: (61) 3361-2276, site: www.defesacivil.df.gov.br.

Maranhão | Av. Celso Magalhães, 662, Parque Urbanos Santos — Centro, São Luís/MA, tel.: (98) 3212-1521, site: www.defesacivil.ma.gov.br.

Mato Grosso do Sul | Av. do Poeta, Bloco VIII, Parque dos Poderes, Campo Grande/MS, tel.: (67) 3318-1104, site: www.defesacivil.ms.gov.br.

Minas Gerais | Rodovia Pref. Américo Gianetti, s/nº, Prédio Minas, 10º andar — Serra Verde, Belo Horizonte/MG, site: www.defesacivil.mg.gov.br.

Paraíba | Av. João da Mata, s/nº, Bloco III, 1º Andar — Jaguaribe, João Pessoa/PB, tel.: (83) 3218-4678, site: www.defesacivil.pb.gov.br.

Paraná | Rua Jacy Loureiro de Campo, s/n°, Curitiba/PR, tel.: (41) 3210-2707, site: www.defesacivil.pr.gov.br.

Piauí | Av. Antonino Freire, Ed. D. Antonieta Araújo, 5º andar — Centro, Teresina/PI, tel.: (86) 3211-0477, site: www.defesacivil.pi.gov.br.

Rio de Janeiro | Praça da República, 45 — Centro, Rio de Janeiro/RJ, site: www.rj.gov.br/web/sedec.

Santa Catarina | Av. Ivo Silveira, 2.320 — Capoeiras, Florianópolis/SC, tel.: (48) 3664-7000, site: www.defesacivil.sc.gov.br.

São Paulo | Av. Morumbi, 4.500 — Morumbi, São Paulo/SP, tel.: (11) 2193-8888, site: www.defesacivil.sp.gov.br.

Sergipe | Rua Santa Luzia, 680 — São José, Aracaju/SE, tel.: (79) 3179-3761, site: www.defesacivil.se.gov.br.

Tocantins | Quadra 103 Sul, Rua SO 11, Lote 19, Palmas/TO, tel.: (63) 3218-4732, site: defesacivil.to.gov.br.

Vale ressaltar que existem também, espalhados pelo nossos país e em outros pontos do planeta, diversos projetos de trabalho humanitário, que recolhem doações para vítimas de calamidades, refugiados e pessoas que sofrem por causa da fome, de doenças e da miséria extrema.

A Boa Vontade, em todos esses casos, vale muito. Aliás, reformulando melhor, o valor da Boa Vontade e da doação de roupas usadas é inestimável.

Categorias: Doação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Doação

Harmonia e Solidariedade: Saiba como fazer a doação de instrumentos musicais usados

Bote pra tocar aquela música na sua playlist. Aquela mesma que sempre quando toca no rádio te faz lembrar de um momento bom da sua vida. Não importa se fez sucesso na década de 60 Leia mais…

Doação

O filho cresceu e a roupa encolheu. O que fazer? Veja tudo sobre doação de roupa de bebê

A mãe, de tão coruja, quer guardar todas as recordações dos anos iniciais do filho. Uma foto (mais tarde, constrangedora) da criança tomando banho, um vídeo gravado da primeira vez que ele andou, uma almofadinha Leia mais…

Doação

Transplantar Esperança: Tudo o que você precisa saber sobre como Doar um Rim em Vida

Compartilhar algo que você tem em dobro com alguém que você ame. Não, este não é um texto de romance. Embora uma frase dessa encaixaria perfeitamente para definir a situação de um casal apaixonado. Só Leia mais…