A mãe, de tão coruja, quer guardar todas as recordações dos anos iniciais do filho. Uma foto (mais tarde, constrangedora) da criança tomando banho, um vídeo gravado da primeira vez que ele andou, uma almofadinha que confortou noites e dias da criança… São tantas as lembranças, tantos os momentos para se guardar, que é compreensível essa atitude. Mas, conforme a criança vai crescendo, algumas coisas deixam de ter certa utilidade, embora sirvam como valiosas joias da memória. Pra que, então, armazenar aquele body azul estampado por um desenho de dinossauro? Fazer o que com aquele macacão amarelo de algodão? Nem sempre as lembranças cabem no armário. Só que sabe onde cabem as roupas que não são mais utilizadas? Em alguma outra criança. Por isso, neste post, explicaremos em detalhes como fazer a doação de roupa de bebê.

Para tratar com mais riqueza o assunto e facilitar a sua leitura, segmentamos este post em tópicos:

Sonho adiado? Não com a doação de roupa de bebê

Ser mãe. Apesar de ser um sonho para muitas mulheres, nem sempre é possível. Pelo menos, por um momento. Afinal de contas, para algumas famílias, as dificuldades financeiras podem adiar esse sonho. Nós até já falamos, num guia especial de doação de fraldas, dos desafios que pais sem ou com poucas condições têm para comprar os itens necessários para o filho recém-nascido.

Um blog fez uma estimativa média dos custos no primeiro ano de vida de um recém-nascido (apenas itens básicos do enxoval), e o valor não é nada agradável: 16 mil reais. Por isso, essas famílias acabam tendo apenas a doação de roupa de bebê como opção, a única opção viável para concretizar o sonho de ser mãe.

O desejo de ser mãe

Nem toda mulher tem o sonho de ser mãe. Mas são quase todas. Para sermos mais exatos, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 14% das brasileiras não tinham planos de engravidar.

Como se pode ver, a maioria das pessoas sonha em ter filhos. Mesmo que não estejam casadas, ter filhos é uma experiência gratificante e bastante positiva. Porque, para a mulher, ser mãe é algo sublime. Como dizem: “toda mulher nasce com o instinto materno“.

Algumas pessoas pensam em adiar o sonho por questões profissionais, por exemplo. Terminar os estudos, estabilizar-se na carreira e manter uma vida confortável pesa na decisão delas. No entanto, uma coisa é certa: o amor é o fundamental para se criar um filho, mas também é necessário prover tudo o que uma criança precisa. A doação de roupa de bebê ajuda os pais sem recursos a fazer isso.

As despesas do lar com os filhos: a doação de roupa de bebê que chega como notícia boa

Mas aí vem um dos principais obstáculos para quem pretende engravidar e criar um filho: ter condições para arcar com todas as despesas. E é justamente sobre isso que queremos falar. Alguns pais e mães não possuem recursos financeiros para compra das necessidades mais básicas do recém-nascido.

Ao longo dos primeiros anos, muita roupa de bebê é utilizada, como, por exemplo:

  • Babador
  • Bermuda
  • Body
  • Calça
  • Camiseta
  • Casaco
  • Fraldas
  • Macacão
  • Manta
  • Meias
  • Pijama
  • Saia
  • Vestido

Ajudar mães e famílias com uma simples doação de roupa de bebê

Estamos falando em doação de roupa de bebê porque essa é uma grande oportunidade de ajudar uma família a realizar parte desse sonho. No nosso país, infelizmente, como é possível notar, muitas pessoas não possuem condições ideais para aumentar a família, por falta de renda fixa, de um salário que atenda às necessidades ou até mesmo de oportunidades.

E é muito ruim ver as pessoas passando por necessidades sem que consigam mudar essa realidade, não é? Agora, imagina se alguma dessas pessoas fosse ter um filho e não tivesse como garantir o básico, como as roupas para a criança se vestir… Como seria?

Não cabe mais? Faça a doação de roupa de bebê

Até completar o primeiro ano de vida, o bebê cresce em média entre 24 e 28 centímetros. Nos primeiros meses, o crescimento é maior, de 4 a 5 centímetros por mês.

Meninos Meninas
Fonte: maepop.com.br/tabela-de-crescimento-do-bebe
Recém-nascido 49,5 49,1
1 mês 54,7 53,7
2 meses 58,4 57,1
3 meses 61,4 59,8
4 meses 63,9 62,1
5 meses 65,9 64
6 meses 67,6 65,7
7 meses 69,2 67,3
8 meses 70,6 68,7
9 meses 72 70,1
10 meses 73,3 71,5
11 meses 74,5 72,8
12 meses 75,7 74

De mãe para mãe: pensando na doação de roupa de bebê

Pensando nisso, existe a doação de roupa de bebê que auxilia nesse período, garantindo uma decisão positiva, assegurando doações à comunidades carentes ou grupos que estejam precisando.

Praticar esse gesto realmente é algo muito gratificante, ao ver no rosto dessas pessoas o olhar de agradecimento e de felicidade. Afinal, para quem recebe esse presente, fica a certeza que a sua vida pode se tornar melhor.

Normalmente, as pessoas que recebem a doação de roupa de bebê gostam de conversar. Elas expõem os seus problemas e nos fazem compreender os seus propósitos. É uma bela lição de vida e de solidariedade, pois sentimos a necessidade da doação e o quanto ela faz diferença neste momento.

Compartilhar o amor de mãe por meio da doação de roupa de bebê

Você teve um bebê. Mas agora ele já está grande, e não cabem mais as roupinhas que você comprou com tanto carinho. Elas ficam, assim, encostadas, sem nenhuma utilidade no guarda-roupa.

O que essas roupas talvez estejam esperando é esquentar outra criança, de alguma família que precise. Essas peças “aguardam ansiosamente” a doação de roupa de bebê, para que seu prazo de validade seja estendido.

As roupas encolhem e os filhos crescem

Tudo bem. O desapego não é fácil para algumas pessoas. Visto que as roupas podem ser do seu primeiro filho, é uma decisão difícil, porque você mesmo pode querer guardar de recordação ou aproveitar as peças para outros filhos.

No entanto, se podemos fazer a doação de roupa de bebê, por não pensar na felicidade de outra mãe e de outro pai? Eles ficariam muito bem em ver o filho com roupa de bebê que acabaram de chegar da doação e que serão muito úteis. Pensar dessa forma é um ato de carinho com o nosso próximo e com nós mesmos, afinal, um dia ajudamos e, no outro, somos ajudados.

Requisitos para fazer a Doação de Roupa de Bebê

Se todos esses itens estiverem corretos, a doação de roupa de bebê já está quase concluída. Falta apenas mais um item: escolher a pessoa ou a instituição para a qual você deseja fazer a sua doação.

Divulgue a notícia entre seus amigos e parentes. Pode ser que alguém de sua família que acabou de ter filho esteja precisando e você não saiba da necessidade. Caso não haja ninguém, veja abaixo uma lista de locais que precisam da doação de roupa de bebê.

Locais que Recebem Doação de Roupa de Bebê

#1 Amparo Maternal

Ajuda gestantes carentes há 70 anos. As mulheres são atendidas via Sistema Único de Saúde (SUS) e a instituição fornece assistência às gestantes do pré-natal ao momento do parto. Mães carentes são abrigadas, recebem cursos de corte e costura, informática, crochê e culinária. São realizados, em média, 780 partos por mês, e 80% deles são naturais. Recebe doação de roupa de bebê (P, M e G).

Endereço: Rua Loefgreen, 1.901 — Vila Clementino, em São Paulo/SP
Telefone: (11) 5089-8277
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 6h às 18 horas

#2 Lar Amor, Luz e Esperança da Criança (Lalec)

As crianças são encaminhadas pelas diversas varas da infância e da juventude de São Paulo para o Lalec, por se encontrarem em situação de vulnerabilidade social, tendo sofrido maus-tratos, abandono, problemas familiares etc.

No Lalec, as crianças recebem, com muito amor, tudo aquilo que necessitam em termos de cuidados que uma família deve proporcionar a seus filhos (educação, alimentação, lazer, acompanhamento de psicólogas e pedagogas, atendimento médico).

Lá também se prestam outros serviços, como fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e fitoterapia, que complementam o acompanhamento das crianças. Retira gratuitamente em sua residência a doação de roupa de bebê de qualquer tamanho.

Endereço: Avenida Indianópolis, 2.077 — Indianópolis, em São Paulo/SP
Telefone: (11) 5052-8085

#3 Casa Hope

Busca ajudar jovens e adolescentes com câncer e transplantados, dando o apoio educacional que eles precisam para retornar a vida normal com a certeza de um futuro melhor. As crianças e adolescentes têm atenção integral, pois a cura não pode se basear apenas na recuperação biológica, mas também no bem-estar e na qualidade de vida do paciente.

O foco é oferecer todo o apoio necessário após a alta médica, na fase de controle da doença e dos possíveis efeitos tardios dos tratamentos. Trata-se de uma tarefa difícil, repleta de aprendizados e esperanças, que será a base para a construção de uma vida digna e com mais qualidade. Recebe doação de roupa de bebê para aqueles que estão em fase de tratamento na Casa Hope.

Endereço: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 918 — Vila Mariana, em São Paulo/SP
Telefone: (11) 5084-7111

#4 Casa Vó Benedita

Tem como missão acolher crianças abandonadas ou vítimas de maus-tratos e desenvolver projetos socioeducativos e culturais voltados para a integração social. As crianças recebem alimentação, assistência à saúde, higiene, lazer, educação, atendimento social e muito afeto. Recebe doação de roupa de bebê no endereço que se encontra logo abaixo.

Endereço: Rua Carlos Caldeira, 675 — Santa Maria, em Santos/SP.
Telefone: (13) 3299-5415

#5 Lar Amor Real (LAR)

É uma instituição que abriga crianças abandonadas ou em situação de risco. O objetivo do LAR é prestar para essas crianças o atendimento às suas necessidades básicas, tais como: o direito de um lar, saúde, alimentação, educação e, claro, muito amor.

Também quer proporcionar um atendimento voltado para a formação global da criança, as quais convivem em um ambiente caseiro, sem perder seus laços e valores familiares. Também recebe a doação de roupa de bebê.

Endereço: Rua Alzira Moraes Pinheiro Machado, 385 — São Braz, em Curitiba/PR
Telefone: (41) 3272-7714 / (41) 3083-7387

#6 Abrigo Amanhecer — Amparo à Infância

Tem o objetivo principal de ajudar crianças desprovidas das condições básicas de existência, de ambos os sexos, sem discriminação de raça, cor e religião, mantém o processo de reintegração sociofamiliar.

As crianças contam com uma boa moradia, alimentação, saúde e educação, e a instituição funciona na condição de abrigo. Aceita doação de roupa de bebê de zero a 3 anos.

Endereço: Rua Albino Paiva, 401 — Senador Camará, no Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 3331-2468

Faça sua doação de roupa de bebê e ajude mais crianças a terem o que vestir.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Doação

Harmonia e Solidariedade: Saiba como fazer a doação de instrumentos musicais usados

Bote pra tocar aquela música na sua playlist. Aquela mesma que sempre quando toca no rádio te faz lembrar de um momento bom da sua vida. Não importa se fez sucesso na década de 60 Leia mais…

Doação

Transplantar Esperança: Tudo o que você precisa saber sobre como Doar um Rim em Vida

Compartilhar algo que você tem em dobro com alguém que você ame. Não, este não é um texto de romance. Embora uma frase dessa encaixaria perfeitamente para definir a situação de um casal apaixonado. Só Leia mais…

Doação

Abrir a porta do coração e entregar as chaves: tudo o que você precisa saber sobre Doação de Imóveis

É possível doar quase tudo dentro de uma casa: móveis, eletrodomésticos, eletrônicos. É possível doar roupas e cobertores que estão no armário, livros já lidos e brinquedos com os quais nenhum de seus filhos brinca mais. Leia mais…