Nenhum pai gostaria que seu filho o visse chorar. Mas qual pai ou qual mãe não choraria por ver que o futuro de seu filho comprometido? Agora, chorar de alegria. Ah, aí a história é diferente. Veja o impacto que apenas a doação de material escolar é capaz de fazer no coração de um pai.

Agora, qual nota você daria para alguém que fizesse a doação de material escolar para uma criança? Qualquer pai ou mãe daria uma nota 10, com certeza. Portanto, para falar sobre doação de material escolar, decidimos dividir este post em tópicos, até mesmo para deixar a sua leitura mais agradável:

A Educação no Brasil: o que a doação de material escolar pode fazer

doacao_de_material_escolar_lapis_de_cor

E que nota você dá para a Educação no Brasil? Apesar do aumento de número de crianças nas escolas ter aumentado, somos vítimas de uma meta que não conseguimos ainda atingir: como fazer uma educação de qualidade chegar a todas as crianças e jovens?

E falamos isso porque, como você já deve saber, nossa educação é tão diferenciada que numa mesma classe podem haver crianças com o material escolar completo e crianças que não tenham sequer um caderno.

Potencial x pobreza: qual diferença que a doação de material escolar pode fazer na vida de uma criança

doacao_de_material_escolar_canetas

É este o Brasil que nós queremos? Claro que não. O Brasil que queremos e esperamos é aquele que investe na educação como ferramenta para o desenvolvimento social.

Muito esforço foi feito, e além da ampliação do número de crianças nas escolas, a taxa de analfabetismo entre os brasileiros diminuiu. Grande progresso ocorreu e mostraremos isso detalhadamente ao longo do nosso texto.

Entretanto — e infelizmente existe um entretanto na educação de qualidade no Brasil —, a pobreza ainda impede que nossas crianças desenvolvam todo o seu potencial.

O Brasil pode ser melhor. Quem ajuda com a doação de material escolar, faz a sua parte

doacao_de_material_escolar_compasso

É justo? Claro que não. Não podemos deixar que isso impeça nosso amado Brasil ser um país melhor para todos. Podemos reverter isso de maneira bem simples: através da doação de material escolar.

Continue lendo essa matéria e entenda o porquê. E aproveite para saber também 8 locais que recebem a doação de material escolar.

Custos da Educação no Brasil

doacao_de_material_escolar_custo

Você sabe o quanto custa para o bolso uma lista de material escolar. Imagine para aqueles pais que não têm nenhuma condição de comprar os itens. Faça a doação de material escolar e ajude a investir no futuro do nosso país.

Todo início de ano é a mesma coisa: a compra de lápis, borracha, apontador, caderno, tesoura… enfim, uma lista de materiais escolares para os pais e responsáveis comprarem. Se você é um pai ou uma mãe, com certeza, deve saber como é difícil essa época do ano, com o acréscimo das despesas com o caríssimo preço de material escolar praticado por aí.

Em 2016, o preço do material escolar subiu 35% em relação ao ano anterior. Você — acreditamos — deve ter sentido bem isso no bolso, não é verdade? Porém, você não deixaria seu filho ir estudar sem o material de escola. Pelo contrário. Você quer sempre a melhor educação para os filhos, porque é isso que garante o futuro deles.

Condições de estudo

doacao_de_material_escolar_apontador

Agora perguntamos: se todas as crianças, adolescentes e jovens do Brasil tivessem todas as condições de estudar, aprender e evoluir, não estaríamos garantindo o futuro do nosso país?

A taxa de analfabetismo caiu bastante nos últimos anos. Atualmente, cerca de 91% da população com idade superior aos 15 anos sabe ler e escrever. Em 2001, esse número era de 87%. A princípio, esses dados podem parecer pouca coisa, mas são bastante significativos se nós analisarmos junto a todo o contexto da educação no Brasil e ao alto índice populacional do nosso país.

No que falta aplicar recursos? Por que a doação de material escolar e outros investimentos são importantes?

doacao_de_material_escolar_tesoura

Programas sociais e educacionais devem alavancar a formação das nossas crianças e dos nossos jovens. É preciso investir na construção de escolas, na qualificação dos professores e no desenvolvimento do conteúdo repassado em sala de aula. Isso tudo é necessário. E nenhum desses pontos deve ser esquecido em nenhum momento.

No entanto, uma das maiores dificuldades para o nosso país conseguir diminuir as taxas de evasão escolar é justamente a pobreza. É a condição social uma das principais responsáveis por ainda termos quase 4 milhões de crianças e jovens (de 4 a 17 anos de idade) fora da escola. A repetência e o abandono provocam elevadas taxas de distorção quando se verifica quantos estudantes em uma série que não está de acordo com a sua idade.

O percentual de crianças de famílias com renda familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo com idade superior à recomendada chega a 62%. Já nas famílias com renda familiar per capita superior a dois salários mínimos, a taxa é de 11,5%.

Quem mais sofrem são os pobres. Mas não apenas. O Brasil ainda não aprendeu a educar a todos

doacao_de_material_escolar_pobres

Infelizmente, quem mais sai da escola e não termina os estudos é a população mais pobre. Falta infraestrutura, investimentos e incentivo para que eles não abandonem a escola.

Por que isso? Podemos listar motivos como falta de transporte para o deslocamento até a escola, privação de alimentação nutritiva e adequada, necessidade de arranjar renda para a casa (lembrando que o trabalho infantil é proibido) e, por incrível que pareça, a falta de material escolar e uniforme.

E, quando falamos de material escolar, estamos falando do básico. Ninguém quer chegar numa escola, ver os amiguinhos todos com a lista de material escolar completa, e saber que você mesmo não tem caneta nem lápis para fazer as tarefas escolares.

E os pais que ficam infelizes por não poderem dar aquilo que os filhos deles necessitam? Ah, e pode ser pior. Infelizmente no Brasil é pior. Acontece de estudantes de salas inteiras não terem material de escola… Imagine o professor nessa situação, sem condições de dar uma aula decente. Terrível, não é verdade?

Reaproveitar o que sobrou. Através da doação de material escolar, reescrevemos um novo país

doacao_de_material_escolar_brasil

O material usado pode servir ainda para outra pessoa. Pense com carinho para, ao invés de jogar os itens, fazer a doação de material escolar. As famílias agradecem. E o meio ambiente também.

Para você que sabe como é complicado dizer para um filho que não pode comprar o material novinho todo ano, opte pela reutilização dos materiais de escola do ano anterior. É uma maneira de conscientizar os filhos que não é sempre que podemos fazer um esforço extra para comprar novos itens. É também uma oportunidade de contribuir com o meio ambiente ;).

Agora, se você dispõe de condições de preencher a lista de material escolar e comprar novos itens todos os anos para seus filhos, faça a doação de material escolar para quem não conta com a mesma disponibilidade econômica. Todos sabemos que o preço do material escolar pesa no bolso de uma família sem condições financeiras. A doação transforma.

Como motivar estudantes: um dos caminhos pode ser a doação de material escolar

doacao_de_material_escolar_montanha

Para chegar em algum lugar, qualquer jovem precisa estar preparado. Não é bom para o nosso país ignorar que ainda existem crianças e jovens que sequer possuem caderno ou caneta para estudar.

Mais do que a falta dos materiais escolares, a presença dos itens escolares faz a diferença. A sensação de ter o material escolar estimula a criança ou o jovem em sua busca pelo conhecimento.

Com mais motivação e sem empecilhos para o estudo, eles buscarão cada vez mais por livros e novos conhecimentos. Isso tornará eles profissionais mais capacitados para o mercado de trabalho no futuro.

Como ir à escola sem material escolar?

doacao_de_material_escolar_borracha

Porém, para as crianças que não possuem a condição de ter anualmente itens novos para poder estudar, a ida à escola pode não ser tão legal :|. Na lista para a doação de material escolar são muitos os itens exigidos por professores e escolas.

Fazendo a doação de material escolar: quais itens doar?

doacao_de_material_escolar_mochila

E, para que você tenha ideia dos itens que podem ser feitos com a doação de material escolar, nós fizemos uma lista com os materiais escolares que mais são usados nos centros educacionais e precisam ser sempre renovados, como:

  • Apontador;
  • Borracha;
  • Tesoura sem ponta;
  • Cola bastão ou líquida;
  • Régua;
  • Lápis preto;
  • Caixa de lápis de cor de 12 cores;
  • Lápis Hidrocor de 12 cores;
  • Resma de papel A4;
  • Caderno com 100 folhas;
  • Caderno de desenho;
  • Tinta Guache de 6 cores;
  • Giz de Cera de 12 cores;
  • Pincel para pintura;
  • Massa de modelar de 12 cores.

São esses alguns exemplos de itens que podem compor todo o conjunto para a doação de material escolar.

Existem outros tipos de doação de material escolar. E produzem o mesmo efeito na educação

doacao_de_material_escolar_caderno

Dá para doar lápis de cor, apontador e caderno. Mas dá para fazer outro tipo de doação de material escolar. Estamos falando de apostilas e livros didáticos. Existem regras para isso, porém é possível doar este tipo de material.

Além de todos esses objetos já mencionados, também podem ser feitas a doação de livros didáticos usados e apostilas, claro, seguindo alguns critérios. Quando acaba o ano letivo, e todo o material — antes fundamental para a realização das aulas — fica parado sem utilidade em casa. O que pode ser feito com ele?

Escolha alguém ou algum lugar para receber essa tipo de doação de material escolar. Assim, toda essa obra didática terá uma vida útil maior que o esperado e poderá ensinar mais pessoas que precisam.

Nossa lista: 8 Locais de Doação de Material Escolar

doacao_de_material_escolar_caixa

Chegamos na nossa lista de lugares que recebem a doação de material escolar. Que tal dar uma olhada e fazer uma doação?

#1 LBV

Endereço (sede central): Rua Sérgio Tomás, 740 — Bom Retiro, em São Paulo/SP
Telefone: (11) 3225-4500

#2 Lar Sírio Pró-Infância

Endereço: Rua Serra de Bragança, 1.086 — Tatuapé, em São Paulo/SP
Telefone: (11) 2092-4811

#3 Ong Alfa

Endereço: Rua Uruguaiana, 39, sala 504 — Centro, no Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2221-0817

#4 Associação de Serviço a Criança Especial de Goiânia (Ascep)

Endereço: Rua Pucinne, 50 — Jardim Europa, em Goiânia/GO
Telefones: (62) 3239-0400/0410

#5 Centro de Educação Profissional São João Calábria

Endereço: Estrada Aracaju, 650 — Vila Nova, em Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 3245-7222

#6 Associação de Amparo ao Menor Carente (Amec)

Endereço: Rua Doutor Gileno Sá Oliveira, s/n — Recanto dos Pássaros, em Barreiras/BA
Telefone: (77) 3611-8050

#7 Rede Solidária Anjos do Amanhã (Rsaa)

Endereço: SGAN 909, Lotes D/E, em Brasília/DF
Telefones: (61) 3103-3259/3286

#8 Central Única de Favelas (Cufa)

Endereço: Francisco Batista, 2 — Madureira, no Rio de Janeiro/RJ
Telefones: (21) 2489-7927/2452-3597

Categorias: DoaçãoEducação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Doação

Harmonia e Solidariedade: Saiba como fazer a doação de instrumentos musicais usados

Bote pra tocar aquela música na sua playlist. Aquela mesma que sempre quando toca no rádio te faz lembrar de um momento bom da sua vida. Não importa se fez sucesso na década de 60 Leia mais…

Doação

O filho cresceu e a roupa encolheu. O que fazer? Veja tudo sobre doação de roupa de bebê

A mãe, de tão coruja, quer guardar todas as recordações dos anos iniciais do filho. Uma foto (mais tarde, constrangedora) da criança tomando banho, um vídeo gravado da primeira vez que ele andou, uma almofadinha Leia mais…

Doação

Transplantar Esperança: Tudo o que você precisa saber sobre como Doar um Rim em Vida

Compartilhar algo que você tem em dobro com alguém que você ame. Não, este não é um texto de romance. Embora uma frase dessa encaixaria perfeitamente para definir a situação de um casal apaixonado. Só Leia mais…