Passar por problemas de saúde, como câncer, anemia, alterações hormonais ou até mesmo estresse, pode acarretar efeitos colaterais. Um deles, a queda dos cabelos, é um desconforto, principalmente às mulheres, que geralmente sentem maior abalo na autoestima que os homens. Casos assim costumam ser temporários, a exemplo do que acontece quando está em tratamento quimioterápico para combater um tumor. Mesmo assim, embora sejam comuns as ocorrências de queda de cabelo, uma eventual apatia em frente ao espelho pode atrapalhar bastante a cura. E temos aí mais uma oportunidade de contribuir, de ajudar o próximo, fazendo a doação de lenços.

Por todo o Brasil, existem lugares que recebem a doação de lenços, e existem tantas pessoas com essa necessidade. Falaremos mais sobre esses locais ao longo do texto, bem como os motivos pelos quais ocorre a queda dos fios. Separamos o post em tópicos:

A doação de lenços como um ato de amor e solidariedade

doacao_de_lencos_autoestima

A doação de lenços é um ato de amor ao próximo

Acreditamos que todos nós, um momento ou outro da nossa vida, convivemos com alguém muito querido que estivesse passando por uma situação semelhante a essa. Conhecemos o quanto é doloroso, tanto para a pessoa, quanto para os seus entes queridos e amigos.

Igualmente sabemos que as mudanças físicas podem ter um grande impacto na forma como a pessoa, que sofre de alguma enfermidade que causa a queda de cabelo, vê a si mesma. Perde-se a confiança, perde-se a alegria.

Entendemos que, ao contrário disso, a beleza é aquela demonstrada pelo coração. Esteja a pessoa de cabelo comprido, curto ou até mesmo sem, seu sorriso é o que define a magnitude da formosura, da graciosidade e da perfeição. Ainda mais belo é compartilhar o amor por meio da solidariedade.

Existem alternativas para que a pessoa, durante esse período temporário sem os fios, se sinta viva e feliz. A utilização de lenços de cabelo para quem faz quimioterapia, por exemplo, é uma delas. Existem outras, que falaremos mais especificamente em próximos posts.

Antes de como fazer a doação de lenços, entendamos porque ocorre a perda de cabelo

Neste momento, nosso foco será na doação de lenços.

Todos têm alguma perda de cabelo depois dos 50 anos. Somente quando ocorre antes dessa idade é algo fora do normal que deve estar acontecendo no organismo da pessoa. O sinal da perda de cabelo pode ser um aviso grave.

Isso porque, para o nosso corpo, a única função do cabelo é proteger o couro cabeludo — aquela pele que reveste o crânio. Com a chegada de algum distúrbio, o organismo economiza nutrientes e energia, deixando os fios de cabelo em segundo plano. Logo, fragilizados, eles caem.

Como esse processo é interrompido, uma boa alternativa é a doação de lenços, que ajuda e dá mais força para enfrentar esta situação.

Existem muitos motivos que podem acarretar a perda de cabelo. Saibamos quais a seguir.

Quimioterapia e medicamentos na queda de cabelo e a doação de lenços para ajudar o tratamento

doacao_de_lencos_remedios

A utilização de remédios e tratamentos contra algumas doenças podem causar queda de cabelo.

Logo que falamos em doação de lenços para cabeça, pensamos nos pacientes com queda de cabelos decorrente da quimioterapia, tratamento contra o câncer que acaba sendo bastante agressivo ao organismo.

Realmente, grande parte das pessoas que usam lenços por conta de um problema de saúde é por causa da quimioterapia. Entretanto, existem outros motivos para a queda de cabelo, e a doação de lenços para cabeça também pode servir para pessoas que sofrem em decorrência de outras moléstias.

O que pouca gente sabe, porém, é que a utilização de remédios podem ocasionar a queda de cabelo. Medicamentos como antibióticos e antidepressivos entram nesta lista. Ah, e anabolizantes também (que causam outros efeitos colaterais e é preciso tomar muito cuidado com eles).

[banner-criancas]

O estresse que é de arrancar os cabelos

doacao_de_lencos_estresse

O estresse pode ocasionar a queda dos fios

Sabe aquele sentimento de raiva que, provavelmente, você já deve ter sentido quando algo não dá certo por repetidas vezes e seu organismo entra em um estado de excitação emocional (aquela famosa vontade de “chutar o balde”)?

Pois é. Até o último fio de cabelo da nossa cabeça, o estresse não é nosso amigo. Ele inibe o desenvolvimento e aumenta a inflamação, comprometendo a circulação de sangue. Também eleva a oleosidade capilar, favorecendo o aparecimento da caspa e gerando queda de cabelo.

Como se não bastasse, o estresse faz com que o corpo utilize mais energia que o comum, o que afeta diretamente a produção dos fios capilares.

Ficar sem comer também causa queda capilar? Falaremos em seguida.

Falta de vitaminas no complexo B

doacao_de_lencos_vitamina

Alimentar-se bem, fazendo uso de alimentos ricos em vitaminas e proteínas, evita a queda dos fios.

Dias desses, escrevemos um post a respeito da importância do café da manhã para a saúde. Não entramos em muitos detalhes, mas mostramos que a falta de certas vitaminas e proteínas, que adquirimos quando nos alimentamos bem, geram a queda de cabelos, ao contrário de quando o organismo possui vitaminas regularmente, que fortalecem os fios.

Alimentos como como carne, ovo, leite e vegetais de folhas verde-escuras possuem vitaminas importantes para o funcionamento correto do metabolismo celular, responsável pelo crescimento do cabelo.

Portanto, não apenas durante o café da manhã, como nas refeições durante todo o dia, devemos ingerir alimentos ricos em vitaminas e proteínas.

Esse é um dos fatores para a queda de cabelo, que fazem com que pessoas precisem da doação de lenços. Vamos conhecer outro fator: a hereditariedade.

Hereditariedade como fator da queda dos fios

Quem também, por vezes, precisa utilizar lenços para cabeça são pessoas por causa da hereditariedade, ou seja, a genética passada por ascendentes (pais, avôs) a descendentes (filhos, netos).

Esses problemas hereditários que resultam na calvície acometem mais os homens. A preocupação maior é deles, já que a calvície atinge 10% daqueles que possui idade entre 20 e 30 anos e o fator genético é causa para predisposição à alopecia androgenética em 80% dos homens com menos de 70 anos.

A calvície é uma condição que está intimamente relacionada à presença dos hormônios sexuais masculinos, em especial à testosterona. Mas como as mulheres também produzem esse hormônio, embora em quantidade pequena, os relatos no caso delas são mais raros e a perda de cabelo, quando acontece, é menor.

Voltamos a dizer que, mesmo tratando o assunto da queda de cabelos para ambos os sexos, estamos focando nosso post nas mulheres, porque geralmente elas se percebem mais com a necessidade da doação de lenços.

A queda dos fios no envelhecimento

doacao_de_lencos_envelhecimento

O envelhecimento também é fator da queda de cabelo, inclusive em mulheres. Com isso, a doação de lenços se torna tão importante.

Todos nós, de uma maneira ou de outra, passaremos por isso. É inevitável a perda parcial ou total dos fios quando chegamos na Terceira Idade.

É uma época maravilhosa (vejo pelo exemplo que tive dos meus avós queridos), mas que traz em si muitos desafios. Fizemos, certa vez, um post acerca da depressão no idoso, um tema grave que precisa de bastante atenção da nossa sociedade.

Sobre a perda dos fios de cabelo, depois dos 50 anos, o couro cabeludo fica menos espesso, o que prejudica as glândulas sebáceas e sudoríparas, dificultando a chegada de nutrientes para a produção dos fios de cabelo.

Quanto ao que diz respeito ao sexo feminino, um dado interessante é que a calvície feminina atinge metade das mulheres acima dos 50 anos, principalmente no período da pós-menopausa. Para essas senhoras, a doação de lenços faz muito bem.

Tabagismo e as consequências do fumo para a queda de cabelos

doacao_de_lencos_tabagismo

O tabagismo é bastante prejudicial ao organismo, inclusive para saúde dos cabelos.

Não precisamos dizer o quanto o cigarro e outras drogas (mesmo aquelas que são lícitas) fazem mal para o organismo. Em um post, publicado semanas atrás, mostramos que tem como parar de usar drogas e que é possível, sim, vencer a dependência química.

Além de todos os problemas decorridos do uso do tabaco, fumar pode causar também a queda dos fios de cabelo, com a consequência da pessoa ter de usar lenços para cabeça.



A nicotina estreita os vasos sanguíneos, que torna inviável do sangue levar importantes nutrientes à raiz dos fios capilares. Já o monóxido de carbono, também contido no cigarro, impede a passagem de oxigênio, essencial para o couro cabeludo. Mais ainda: segundo estudo, o fumo pode desenvolver a dihidrotestosterona (DHT), o hormônio que mais está ligado à queda de cabelo.

São esses os principais fatores que relacionam o fumo à queda de cabelos e força a pessoa a utilizar lenços para cabeça. Outros produtos químicos igualmente podem enfraquecer os fios, como veremos em seguida.

Produtos e composições químicas: cuidados na utilização

doacao_de_lencos_secador

Tenha atenção ao utilizar produtos no cabelo, alguns deles, em excesso, pode prejudicar os fios.

Existe um certo mito de que cortar os cabelos regularmente diminui a queda dos fios, porém isso não faz o menor sentido, já que a queda acontece a partir da raiz e não das pontas.

Agora, escova progressiva, chapinha etc., quando utilizados em excesso, podem deixar os fios fracos e quebrá-los. Escovar os cabelos com muita força é também um problema, bem como o secador, que pode desidratar os fios.

Alopecia areata: o que é isso e por que tem a ver com a doação de lenços

Além da alopecia andrógena, existe a alopecia areata, que é uma doença inflamatória que ocasiona a queda de cabelo. Autoimune, a doença é produzida pelo sistema de defesa do organismo, que cria substâncias contra a raiz do cabelo.

A doença acarreta a perda total ou parcial dos fios e, geralmente, já afeta pessoas com menos de 20 anos (60% das vítimas estão nessa faixa etária). Aliás, 1 em cada 5 pessoas que apresentam essa doença tiveram casos semelhantes na família.

Existe tratamento, mas novos surtos podem ocorrer. Cerca de 5% dos pacientes perdem todos os pelos do corpo. Enquanto se medica, o paciente pode utilizar lenços para cabelo, a fim de se sentir menos desconfortável com a situação. Grupos de apoio ajudam os pacientes com alopecia areata.

Alteração hormonal

Neste mesmo post, explicamos que o DHT causa um grave problema para a saúde do couro cabeludo. Na mulher, esse hormônio pode levar à infertilidade, diabetes, cancro da mama e do ovário, aumento do colesterol e problemas cardíacos.

Em geral, a mulher, mesmo produzindo testosterona, tem estrogênio suficiente para evitar que esse hormônio se transforme em DHT. Mas isso quando o organismo está saudável.

Outro fator de queda de cabelo hormonal é ligado à prolactina. Esse hormônio é produzido em uma glândula chamada hipófise e é responsável pela estimulação de leite na mulher. A produção elevada desse hormônio, chamada de Hiperprolactinemia, pode resultar em sintomas como a queda excessiva de cabelo.

Ah, você sabia que algumas mulheres não têm como produzir leite na mama? Fizemos um post sobre doação de leite materno, que mostra como é possível ajudá-las e salvar os bebês delas.

Voltando ao assunto da queda de cabelo e da doação de lenços, precisamos dizer que, caso não sejam tratadas, as doenças hormonais podem resultar na má formação dos fios. É preciso ficar atento e consultar um dermatologista em todos esses casos, para que o tratamento tenha um diagnóstico correto e produza a eficácia necessária.

Enquanto permanece em busca da cura para quaisquer um dos problemas, a pessoa que passa por essa situação pode encontrar na doação de lenços um alívio e uma solução para que nada disso abale a sua autoestima.

Saiba Como Fazer a Doação de Lenços

doacao_de_lencos_mulher

A doação de lenços melhorará a autoestima, com certeza.

A doação de lenços existe para ajudar a enfrentar com mais leveza toda essa fase fragilizada. Existem pessoas que não se adaptam às perucas e preferem os lenços para cabeça, que trazem mais cor e mais vida para o novo visual.

Basta você escolher alguém ou algum lugar que receba esse tipo de ajuda, e separar os materiais que serão levados para a doação de lenços. Temos, a seguir, uma lista de locais que recebem lenços para cabelos doados.

Alguns Lugares para Fazer a Doação de Lenços

#1 Instituto de Oncologia Santa Paula

Endereço: Avenida Santo Amaro, 2382 — Vila Olímpia, em São Paulo/SP
Telefone: (11) 3040-8200

#2 Banco de Lenços

Endereços:
Avenida Paulista, 2584, apto 95 — Bela Vista, em São Paulo/SP.
Avenida 9 de Julho, 5617, conjunto 12 A — Itaim, em São Paulo/SP
Telefones: (11) 3341-2800 / (11) 41385620

#3 Instituto Oncoguia

Endereço: Alameda Lorena, 131 conjunto 116 — Jardim Paulista, em São Paulo/SP
Telefone: (11) 3053.6917

#4 Hospital de Câncer

Endereços:
Avenida Vereador Thyrson de Almeida, nº 3115 — Aero Rancho, em Campo Grande/MS
Travessa São Miguel s/nº — em Juazeiro/BA
Avenida Governador Jorge Teixeira, 3734 — Industrial, em Porto Velho/RO
Telefones: (67) 3304-6600 / (74) 3612-4543 / (69) 3301-3500

#5 Hospital de Base do Distrito Federal

Endereço: SMHS, área Especial — Quadra 101, em Brasília/DF
Telefone: (61) 3315-1200

#6 Secretaria da Mulher – Prefeitura de Poá/SP

Endereço: Rua Fernando Pinheiro Franco, 141 — Centro, em Poá/SP
Telefone: (11) 4639-2044

Categorias: DoaçãoSaúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Doação

Harmonia e Solidariedade: Saiba como fazer a doação de instrumentos musicais usados

Bote pra tocar aquela música na sua playlist. Aquela mesma que sempre quando toca no rádio te faz lembrar de um momento bom da sua vida. Não importa se fez sucesso na década de 60 Leia mais…

Doação

O filho cresceu e a roupa encolheu. O que fazer? Veja tudo sobre doação de roupa de bebê

A mãe, de tão coruja, quer guardar todas as recordações dos anos iniciais do filho. Uma foto (mais tarde, constrangedora) da criança tomando banho, um vídeo gravado da primeira vez que ele andou, uma almofadinha Leia mais…

Doação

Transplantar Esperança: Tudo o que você precisa saber sobre como Doar um Rim em Vida

Compartilhar algo que você tem em dobro com alguém que você ame. Não, este não é um texto de romance. Embora uma frase dessa encaixaria perfeitamente para definir a situação de um casal apaixonado. Só Leia mais…