Bote pra tocar aquela música na sua playlist. Aquela mesma que sempre quando toca no rádio te faz lembrar de um momento bom da sua vida. Não importa se fez sucesso na década de 60 ou de 1980. A música não tem idade. Agora, se a música não envelhece, os instrumentos musicais sim. Caso você tenha algum em casa e mal o utilizou nos últimos tempos, por que não passá-los para frente? Considere fazer uma doação de instrumentos musicais usados. Tem muita gente por aí que ama música e gostaria de aprender e aprimorar técnicas e não conseguem por falta dos instrumentos.

Falaremos muito neste post sobre o tema e, quem sabe, você pode ajudar também. Para facilitar a leitura, separamos este texto em tópicos:

O processo musical: inspiração, técnica e sentimento

Sempre tem aquela música que mais gostamos ou, então, aquela banda que guardamos recordações. Porém, você sabe como é realizado o processo de composição da música até chegar em você?

Para se construir uma música, confeccioná-la, um compositor pode dispor de toda a sua criatividade e/ou utilizar técnicas que auxiliem no desenvolvimento da letra, da melodia, do ritmo.

Hoje, viemos falar da importância que os instrumentos fazem nessa formação musical e como é indispensável a doação de instrumentos musicais para auxiliar quem não os possui e tem sonho de ser músico. Esta é uma simples, porém genial ideia para ajudar pessoas carentes. Nós já listamos outras, você se lembra?

Instrumentos musicais usados: o que fazer?

Os músicos, apaixonados por instrumentos que são, muitas vezes têm mais que um dos instrumentos que tocam. Às vezes, porque gostam de ter um de cada estilo. Outras vezes, por querer adquirir os melhores ou os mais novos instrumentos naquele momento.

Quando é assim, podem acabar deixando de lado antigos instrumentos musicais usados, que não servem mais tão bem ao seu propósito. Os instrumentos musicais ficam, assim, encostados em estúdios, casas, escritórios — sem serem tocados e acumulando pó. Enquanto isso, existem mãos em outras partes da cidade coçando para ter um instrumento para tocar.

Amor em Notas

Mas, infelizmente, não possuem poder aquisitivo suficiente para comprar nem mesmo um instrumento musical de qualidade inferior àquele que você tem lá, parado, sem ser usado ou usado raramente.

Estamos habitando um mundo onde infelizmente a realidade de muitas pessoas é dura. Por vezes, existem pessoas com alma de músico, mas que, por falta de um instrumento musical, não podem realizar seu sonho.

Incentivo ao sonho de ser músico: a doação de instrumentos musicais

Para que os sonhos de muitos jovens e crianças tenham um resultado positivo, pois vários deles têm o desejo de se tornar músicos, existe a necessidade da doação de instrumentos musicais e outros equipamentos usados, a exemplo de cabos antigos em bom estado, caixas de som etc.

Há algum tempo, escrevemos um post explicando como descartar lixo eletrônico, quando claro não tem mais condições de uso. Do contrário, cabe a você, optar por realizar a doação de instrumentos musicais ou influenciar quem tem e não usa a ajudar alguém menos favorecido.

Inclusão social ao fazer a doação de instrumentos musicais usados

Para todas essas pessoas, a música oferece algo muito maior que o simples prazer de ouvi-la. Não se trata apenas de um hobby — como aqueles que listamos num post sobre como encontrar um hobby perfeito. Ela pode ser encaixada e ampliada a outro contexto. A música é uma poderosa ferramenta de inclusão social.

E por que nós afirmamos isso? Sem medo nenhum de errar, consideramos que a música consegue influenciar e emocionar quem a ouve, quem a toca, quem a sente. Quando ligada a um papel social, ela constrói e potencializa talentos.

Imagine um garoto de família de baixa renda de alguma grande cidade brasileira. Infelizmente, raros recursos chegam até ele. Apaixonado por música, ele começa a aprender ritmo, acordes, notas e afinação. Mas espere! Ele não tem acesso a tudo isso por falta de instrumentos musicais.

Porém, pense se você pudesse presentear esse mesmo garoto com algum instrumento musical usado ou até mesmo algum novo. Ele poderia desenvolver e aprimorar o gosto e, com o tempo, investir nisso. É uma possibilidade de carreira para esse jovem.

5 curiosidades sobre os instrumentos musicais

1. Como é produzido o som do saxofone?
Para fácil entendimento, comparemos o saxofone com os instrumentos de corda. Por exemplo, no violão, a palheta é responsável pela emissão do som. No sax, essa função é atribuída ao sopro na boquilha, que gera uma coluna de ar que faz vibrar uma palheta existente dentro do saxofone, produzindo o som.

2. Porque as teclas do piano são pretas e brancas?
Originalmente, as teclas pretas do piano eram feitas a partir do ébano, uma madeira escura e muito resistente. E as brancas eram de marfim, retirado das garras de elefantes. Essa variação de cor foi feita para diferenciação dos sustenidos. Hoje, embora os pianos sejam feitos de materiais sintéticos, a aparência das matérias-primas originais foi mantida.

3. Por que o corpo do violão tem o formato de número oito?
A maioria dos violões possui uma parte mais estreita que facilita o encaixamento dos joelhos ou das coxas. O som que será produzido depende do seu tamanho e do formato do corpo do violão que está sendo utilizado. A curva superior acentua os sons agudos e a curva inferior acentua os sons graves.

4. O teclado digital pode tocar qualquer gênero musical?
Uma das principais características dos teclados digitais é a de conseguir repetir o som e as batidas de outros instrumentos, se adequando assim a qualquer gênero musical. Além disso, alguns teclados vêm com função estudo, sendo ideal para iniciantes no mundo da música.

5. A madeira do corpo influencia no som da guitarra?
Não só a escolha da madeira, mas também o seu corte são essenciais na construção de uma guitarra e exercem grande influência na sonoridade. Um material mais denso e mais pesado pode alterar a vibração da madeira e seu timbre, podendo modificar seu custo final.

Locais para Doação de Instrumentos Musicais

Para fazer a doação de instrumentos musicais não precisa ser necessariamente para uma entidade ou organização social. De repente, seu vizinho começou um curso de música e não tem condições de comprar um instrumento para treinar. Pode ser também que a igreja ou, então, a escola que você frequenta está precisando de uma forcinha. Em todos esses casos, a sua doação será bem-vinda!

Para instituições que investem na musicalização de crianças e jovens ou mesmo diretamente para um músico carente é uma imensa felicidade receber a doação de instrumentos musicais. Logo abaixo, você conhecerá alguns exemplos de entidades que aceitam doação de instrumentos musicais.

Doação de Instrumentos Musicais #1 — Videca

Aceita doação de instrumentos musicais usados ou novos, mas que estejam em bom estado. A ideia é suprir as necessidades de músicos mirins, infanto-juvenis e alunos de seus projetos que não têm dinheiro ou condições para adquirir os instrumentos.

A ONG também aceita instrumentos musicais danificados e peças em bom estado, de qualquer tipo (corda, teclados, metais etc.) No geral, haverá oficina de reparo, venda e locação de instrumentos.

Endereço: Rua Bom Sucesso, 1.321 A, Sala 7 — Tatuapé, em São Paulo/SP
Telefone: (11) 2268-2993

Doação de Instrumentos Musicais #2 — Instituto Tocando em Você

Investe em programas que aliam educação, capacitação artística, reeducação, saúde e qualificação profissional. A proposta é contribuir para a redução dos índices de violência, justamente fornecendo instrumentos para indivíduos construírem um futuro melhor para si e para a sua comunidade. O objetivo é formar pessoas que queiram crescer e mudar seu destino por meio da arte, como a música.

Endereço: Rua General Roca, 362  — Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2568-5451

Doação de Instrumentos Musicais #3 — Doe um Violão para o João

A Campanha “Doe um violão para o João” é uma iniciativa de João Florêncio Bastos Filho, professor de violão há 40 anos e restaurador de violões nas horas de lazer, que observou a oportunidade de estimular a educação musical entre crianças, adolescentes, idosos e demais interessados, por meio da doação de violões.

Ele deseja que a população em geral colabore com a campanha como um ato de generosidade, doando aquele violão que está em bom estado de conservação, porém, sem uso e até mesmo esquecido em um canto qualquer da casa.

Inúmeras entidades assistenciais têm interesse em estimular a educação musical, a integração social e o desenvolvimento cognitivo entre os seus integrantes, mas não possuem recursos para adquirir violões novos ou mesmo usados. Faça, então, a sua doação de instrumentos musicais.

Endereço: Rua José Pinto de Almeida, 367 — Centro, em Piracicaba/SP
Telefone: (19) 3368-1758/3422-7371


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Doação

O filho cresceu e a roupa encolheu. O que fazer? Veja tudo sobre doação de roupa de bebê

A mãe, de tão coruja, quer guardar todas as recordações dos anos iniciais do filho. Uma foto (mais tarde, constrangedora) da criança tomando banho, um vídeo gravado da primeira vez que ele andou, uma almofadinha Leia mais…

Doação

Transplantar Esperança: Tudo o que você precisa saber sobre como Doar um Rim em Vida

Compartilhar algo que você tem em dobro com alguém que você ame. Não, este não é um texto de romance. Embora uma frase dessa encaixaria perfeitamente para definir a situação de um casal apaixonado. Só Leia mais…

Doação

Abrir a porta do coração e entregar as chaves: tudo o que você precisa saber sobre Doação de Imóveis

É possível doar quase tudo dentro de uma casa: móveis, eletrodomésticos, eletrônicos. É possível doar roupas e cobertores que estão no armário, livros já lidos e brinquedos com os quais nenhum de seus filhos brinca mais. Leia mais…