Há quem retrate este momento como um dos mais espetaculares da nossa existência. Há quem, no entanto, classifique-o como o mais espetacular. A chegada de um bebê é uma emoção indescritível. Com ela, porém, vem muitas responsabilidades. Trocar a fralda, por exemplo. Sabe quantas vezes um pai e uma mãe fazem isso logo no primeiro ano de vida do bebê? Duas mil vezes. Aproximadamente essa é a quantidade necessária de fraldas descartáveis nesse período. É um gasto considerável, do qual muitas famílias não têm condições de efetuar. Se não fosse pela doação de fraldas descartáveis, que iremos tratar sobre ao longo deste post, elas estariam sós. Para essas famílias, ainda bem que existe a solidariedade.

Como já deve estar acostumado, dividimos este texto em tópicos, para facilitar a sua leitura. Ao final, você pode conferir a lista que montamos com os locais que recebem a doação de fraldas descartáveis. Veja os assuntos:

A doação de fraldas como um bem necessário

Pode perguntar para qualquer mãe ou qualquer pai: os itens que possuem um custo mais considerável nos primeiros dias do recém-nascido são as fraldas descartáveis. Não à toa que elas são as principais sugestões de presentes em chás de bebê.

E, olha, gasta-se bastante com fraldas descartáveis. Sem brincadeira nenhuma: a renda familiar pode ser totalmente comprometida, ainda mais se pensarmos naqueles pais que, infelizmente, não têm condições para comprar os itens mais básicos.

Como fazem, então? Essas famílias necessitam, desesperadamente, da doação de fraldas descartáveis. Senão, as coisas podem cheirar mal…

Saúde da criança

Vai depender de bebê para bebê, mas não existe uma quantidade correta de cocôs que um recém-nascido deve fazer por dia. Se a criança estiver se alimentando da maneira adequada (a gente já falou da importância do aleitamento e o quanto a doação de leite materno salva vidas, lembra?) e fazendo xixi, o que importa mesmo é o aspecto das fezes, ou seja, elas não podem ser duras e secas de jeito nenhum.

[banner-criancas]

Um aspecto importante é que o bebê deve urinar ao menos uma vez nas primeiras 24 horas de vida. Se isso não ocorrer, é necessário que o médico descubra o motivo. O interessante é que um recém-nascido urina poucas vezes nas primeiras 72 horas, e esse aspecto é bem comum, aliás.

No entanto, ao longo do tempo, a frequência aumenta consideravelmente. Isso porque, conforme vai amamentando, a mamãe nutre o bebê com colostro, que é um líquido presente no leite materno que tem todos os nutrientes necessários para alimentar o bebê nos primeiros dias, e isso faz com que o recém-nascido tenha de “ir ao banheiro” mais vezes.

E quanto ao cocô?

Em geral, não há como definir um padrão de fezes. Nos primeiros meses, a frequência de vezes que o bebê faz o “número 2” varia muito — de acordo com a idade ou a alimentação, por exemplo. Como já falamos, se as fezes estão pastosas, não existem motivos para se preocupar.

É claro que todo pai e toda mãe, ainda mais se for de primeira viagem, sentem um pouco de receio quanto aos cuidados com a saúde do filho recém-nascido (e assim deve ser). Portanto, se alguns desses sintomas aparecerem no seu filho, consulte o pediatra:

  • cocô verde;
  • diarréia;
  • prisão de ventre; e
  • sangue nas fezes.

Em todo caso, você deve estar se perguntando: “mas, ué?! Quando vocês falarão da doação de fraldas?” Nós chegaremos lá. Continue lendo este artigo e descubra como doar fraldas descartáveis.

Fralda barata: consigo desconto em fraldas descartáveis?

Se você fizer qualquer pesquisa em supermercados e lojas do varejo constatará que um pacote como 30 fraldas dificilmente sai por menos de 30 reais. Quando há variação no preço, para mais ou para menos, se dá pela marca do produto e pelo tamanho.

Em geral, é um custo enorme. Ainda mais se lembrarmos a quantidade de fralda que um bebê consome nesta primeira etapa. Você pode investigar alguns mercados se existem opções que estão mais em conta, mas o preço inicial definitivamente será esse.



Existem duas formas de mães e pais com dificuldades financeiras arranjar as fraldas, a fim de deixar seus filhos sequinhos, protegidos e confortáveis:

  • no chá de bebê;
  • com a doação de fraldas.

Tudo que se gasta, e o quanto a doação de fraldas faz a diferença

Os cálculos dos gastos com a compra de fraldas descartáveis nos 2 anos iniciais facilmente atingem os 6 mil reais. Na média, um pai e uma mãe teriam de gastar R$ 250 reais por mês — estão comprometidos 27% do salário mínimo (valor aprovado de 937 reais em 2017).

Para uma família em situação de pobreza, é muito complicado manter esses valores — sem mencionar as outras despesas do bebê (mamadeira, berço, carrinho etc.). A doação de fraldas ajudará muito nas despesas da família, já que este é um item primordial para o conforto e a saúde da criança.

Como fazer a doação de fraldas descartáveis

Quer saber como ajudar? Continue lendo este artigo. Nós falaremos como fazer a doação de fraldas por todo o Brasil. Prosseguindo na leitura deste texto, você também poderá conhecer maneiras de ajudar a produzir fraldas com destino à doação, como um gesto voluntário. São muitas formas de colaborar. Conheça a seguir.

Locais onde fazer a doação de fraldas ou ajudar a confeccionar fraldas

#1 Associação de Voluntários do Hospital de Base (AvoHB)

Com o apoio de voluntários, o grupo confecciona fraldas infantis destinadas inclusive aos bebês da UTI Neonatal do Hospital da Criança e Maternidade.
Endereço: Av. Jamil Feres Kfouri, 60 — Jd. Panorama, em São José do Rio Preto/SP
Telefone: (17) 3201-5000, ramal: 1306

#2 Casa da Bênção

Aceita a doação de fraldas para uso dos bebês que estão em acolhimento provisório e excepcional, até que seja viabilizado o retorno deles a suas famílias de origem ou o encaminhamento a uma família substituta.
Endereço: R. Eusébio Savaio, 995 — Jd. Santa Libânia, em Bragança Paulista/SP
Telefones: (11) 4033-4177/94125-7577

#3 Casa de Ismael — Lar da Criança

Atende crianças, adolescentes e famílias e, para criar condições especiais para os bebês, arrecada a doação de fraldas infantis.
Endereço: SGAN 913, Conj. G, em Brasília/DF
Telefone: (61) 3272-4731

#4 Lar Amor Luz e Esperança (Lalec)

Precisa da doação de fraldas, para ajudar na manutenção do trabalho com crianças abandonadas e em situação de vulnerabilidade social.
Endereço: Av. Indianópolis, 2.077 — Indianópolis, em São Paulo/SP
Telefone: (11) 5052-8085

#5 Legião da Boa Vontade (LBV)

Recebe a doação de fraldas infantis, que são incluídas no enxoval das mamães participantes do programa Cidadão-Bebê (que atende gestantes em várias localidades do Brasil).
Endereço em SP: Av. Rudge, 908 — Bom Retiro, em São Paulo/SP
Telefone: (11) 3225-4530

#6 Liga Solidária

Aceita a doação de fraldas descartáveis P, M, G, GG e EXG, para o trabalho realizado com as crianças.
Endereço: R. Capote Valente, 1.332 — Pinheiros, em São Paulo/SP
Telefone: (11) 3670-2911

#7 Obra Social Dona Meca

Recolhe doação de fraldas, para ajudar na manutenção das crianças com deficiência em situação de vulnerabilidade social que atende.
Endereço: R. Gazeta da Noite, 302 — Taquara, no Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2446-3674

#8 Projeto Cabeça e Coração

Plataforma online que faz a ligação entre pais de bebês com microcefalia e pessoas que desejam ajudá-los com doações.

#9 Repartir — Associação de Apoio às Crianças do Hospital Municipal Jesus

Recebe a doação de fraldas, que repassadas às famílias assistidas.
Endereço: Rua Oito de dezembro, 717 — Vila Isabel, no Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2234-9791

Quer ver outras instituições e projetos que realizam este trabalho? Acesse: www.assinefraldas.com.br/site/faca-uma-doacao.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Doação

Harmonia e Solidariedade: Saiba como fazer a doação de instrumentos musicais usados

Bote pra tocar aquela música na sua playlist. Aquela mesma que sempre quando toca no rádio te faz lembrar de um momento bom da sua vida. Não importa se fez sucesso na década de 60 Leia mais…

Doação

O filho cresceu e a roupa encolheu. O que fazer? Veja tudo sobre doação de roupa de bebê

A mãe, de tão coruja, quer guardar todas as recordações dos anos iniciais do filho. Uma foto (mais tarde, constrangedora) da criança tomando banho, um vídeo gravado da primeira vez que ele andou, uma almofadinha Leia mais…

Doação

Transplantar Esperança: Tudo o que você precisa saber sobre como Doar um Rim em Vida

Compartilhar algo que você tem em dobro com alguém que você ame. Não, este não é um texto de romance. Embora uma frase dessa encaixaria perfeitamente para definir a situação de um casal apaixonado. Só Leia mais…