Qualquer pessoa fica muito bem quando se vê mais bonita no espelho. E há algo mais bonito que fazer o Bem a alguém? É, que tal mudar seu visual para algo assim… mais solidário. É muito fácil fazer a doação de cabelo em SP e ajudar a melhorar a autoestima de pacientes que precisam usar peruca. Neste post, você verá o passo-a-passo de como doar cabelo em SP.

Como costumamos fazer no nosso blog, dividimos este post em tópicos, para facilitar a explicação. Mas, ainda, montamos um infográfico animado para que você possa saber bem como doar cabelo. O texto está dividido desta forma:

Que você tenha uma excelente leitura e, se tiver interesse, te convidamos a fazer a doação de cabelo, que é um gesto de Solidariedade em prol do seu semelhante.

Diagnóstico de câncer: o paciente que precisa da doação de cabelo em​ SP

É um diagnóstico bastante pesado. Toda vez que alguém descobre que possui algum dos mais de 200 tipos de câncer [os mais comuns no Brasil são o de pele, de mama e o de cólon e de reto] é um tremendo baque para a cabeça da pessoa — sem contar todo o tratamento para a cura, que desgasta bastante o organismo.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) acredita que são 600 mil novos doentes por ano no Brasil. O câncer exige um tratamento de alta complexidade. Todo o período da doença causa enormes desgastes: muitas vezes, o paciente se sente mais fraco, mais debilitado, sem ânimo e tem de despender das finanças para conseguir pagar os remédios e outras contas.

E por que essas pessoas precisam da doação de cabelo? Fique sabendo das próximas linhas.

Efeitos colaterais do tratamento: a necessidade da doação de cabelo em SP

Não é fácil passar por isso. E você pode ajudar — e muito — a autoestima de pessoas que passam por tratamentos de doenças. Afinal, as mudanças na imagem corporal podem causar frustração em pacientes com câncer, devido à radio e à quimioterapia.

Hospital de Câncer de Barretos diz que “alguns tipos de quimioterapia danificam as células responsáveis pelo crescimento do cabelo“. A instituição de saúde, localizada a cerca de 420 quilômetros da capital do Estado de São Paulo, é referência no combate e na prevenção da doença.

Quanto à radioterapia, somente caem os pelos onde os raios incidem. Nesse tratamento, se as doses forem intensas, a queda dos cabelos pode se tornar irreversível. No geral, é uma perda temporária (o cabelo volta a crescer alguns meses após o fim do tratamento), mas que causa grandes frustrações.

A doação de cabelo em SP melhora a autoestima dessas pessoas

Quando somadas à sensação pessimista da doença — associada muitas vezes à fatalidade —, pode causar depressão, apatia, estresse, desânimo e raiva. Nesse período, o convívio social acaba sendo prejudicado.

É aí que uma peruca pode colaborar com a recuperação do paciente. Num primeiro momento, pode mexer com a maneira da pessoa em encarar o todo o tratamento. O objeto também pode resgatar, de certa forma, a autoestima e a confiança da pessoa em vencer este obstáculo. É exatamente por isso que estamos escrevendo sobre como doar cabelo. Lendo mais, abaixo, você descobrirá onde fazer a doação de cabelo em SP.

Infográfico animado: Como doar cabelo em 8 simples passos

  1. Encontre o hospital ou a instituição para qual você deseja realizar a doação de cabelo em SP;
  2. Busque informações a respeito do trabalho, e saiba se estão precisando de seus cabelos naquele momento (devido ao custo e a diversificados problemas operacionais, alguns hospitais não recebem doações de cabelo em certos períodos);
  3. Lave cuidadosamente o cabelo;
  4. Prenda bem o cabelo com um elástico: a mecha deve ter o tamanho solicitado pela instituição para a qual será feita a doação de cabelos — a maior parte das instituições pede acima dos dez centímetros;
  5. Corte um dedo acima do elástico, para que o cabelo não solte;
  6. Ponha o cabelo (completamente seco) em um saco plástico, fechando em seguida;
  7. Entregue pessoalmente ou envie o material pelo correio para o hospital ou a instituição escolhida para a doação de cabelo em SP;
  8. Convide o grupo de pessoas do seu círculo social para também doar cabelo ou ser voluntário em instituições que ajudam pacientes com câncer, afinal também pode-se ajudar o próximo com uma palavra amiga e um sorriso.

Há alguns salões de beleza que fazem o corte já planejado para a doação de cabelo em SP.

Onde fazer doar cabelo: Faça agora a sua doação de cabelo em SP

Existem muitas ONGs e projetos para os quais você pode doar cabelo, e vamos indicar alguns deles aqui. Conheça uma gama de instituições, hospitais e projetos que recebem a doação de cabelo em SP:

#1 Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC)

Fundada em 1997 por um grupo de mulheres, tornou-se um importante colaborador do Hospital de Câncer de Barretos. Possui 53 unidades em cidades do entorno e conta com a ajuda de cerca de 300 voluntários.

Avenida Paulo de Mattos Leandro, 1.357 — Dr. Paulo Prata, Barretos/SP, CEP: 14784-379
Entregas pelos Correios e pessoalmente traçar rota
Telefone: (17) 3321-6600, ramal: 6792
E-mail: contato@avccbarretos.com.br

#2 Berçário e Escola Projeto Aprender

A escola criada em 2000 recebe a doação de cabelos em SP em parceria com a Rapunzel Solidária.

Avenida Dr. Altino Arantes, 472/478 — Vila Clementino, São Paulo/SP, CEP: 04042-003
Entregas pessoalmente traçar rota
Telefone: (11) 5589-4671
E-mail: administracao@escolaprojetoaprender.com.br

#3 Cabelegria

As amigas Mylene Duarte e Mariana Robrahn criaram o projeto em 2013, inspiradas numa amiga que doava cabelos para a Santa Casa de São Paulo. A ideia progrediu e, ao longo da história, o Cabelegria já fez a doação de 550 perucas.

Caixa Postal 75207, São Paulo/SP, CEP: 02415-972
Entregas pelos Correios

#4 Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc)

Surgiu em 1991 e, por ano, atende três mil crianças e adolescentes. Embora não faça perucas, devido aos custos, os cabelos são vendidos, e a arrecadação ajuda na manutenção do hospital.

Rua Pedro de Toledo, 572 — Vila Clementino, São Paulo/SP, CEP: 04039-001
Entregas pelos Correios
Rua Borges Lagoa, 565 — Vila Clementino, São Paulo/SP, CEP: 04038-031
Entregas pessoalmente traçar rota

#5 Hospital Pérola Byington

A instituição hospitalar é referência em saúde da mulher e foi fundada em 1959. É também um local que arrecada a doação de cabelos em SP em parceria com a Rapunzel Solidária.

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 683 — Bela Vista, São Paulo/SP, CEP: 01317-001
Entregas pelos Correios e pessoalmente traçar rota

#6 Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp)

Começou a atuar em 2008 e integra o complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o maior centro de atendimento médico e hospitalar da América Latina.

Avenida Dr. Arnaldo, 251 — Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP: 01246-000
Entregas pelos Correios e pessoalmente traçar rota
Telefone: (11) 3893-2059

#7 JJ Cabeleireiros

Possui parceria com a Rapunzel Solidária. Você pode agendar seu corte destinado à doação de cabelos em SP, com preços especiais.

Avenida Cidade Jardim, 1.013 — Itaim Bibi, São Paulo/SP, CEP: 01453-000
Entregas pessoalmente traçar rota
Telefone: (11) 3079-9042

#8 Rapunzel Solidária

Transforma cabelos doados em perucas, a fim de levar esperança e elevar a autoestima de qualquer pessoa que sofra com a perda de cabelo.

Caixa Postal 57007, São Paulo/SP, CEP: 04089-972
Entregas pelos Correios

#9 Studio Toninha Rocha

O salão realiza o corte solidário para a doação de cabelos em SP e entrega as mechas para a Rapunzel Solidária.

Rua Amaro Cavalheiro, 140 — Pinheiros, São Paulo/SP, CEP: 05425-010
Entregas pessoalmente traçar rota
Telefone: (11) 2338-1697

[banner-random]

Categorias: DoaçãoSaúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Doação

Harmonia e Solidariedade: Saiba como fazer a doação de instrumentos musicais usados

Bote pra tocar aquela música na sua playlist. Aquela mesma que sempre quando toca no rádio te faz lembrar de um momento bom da sua vida. Não importa se fez sucesso na década de 60 Leia mais…

Doação

O filho cresceu e a roupa encolheu. O que fazer? Veja tudo sobre doação de roupa de bebê

A mãe, de tão coruja, quer guardar todas as recordações dos anos iniciais do filho. Uma foto (mais tarde, constrangedora) da criança tomando banho, um vídeo gravado da primeira vez que ele andou, uma almofadinha Leia mais…

Doação

Transplantar Esperança: Tudo o que você precisa saber sobre como Doar um Rim em Vida

Compartilhar algo que você tem em dobro com alguém que você ame. Não, este não é um texto de romance. Embora uma frase dessa encaixaria perfeitamente para definir a situação de um casal apaixonado. Só Leia mais…