Você tem medo de agulha? Se for isso que te impede de doar sangue, não se preocupe. Doe sangue, porque todo o procedimento de coleta é simples, rápido e seguro. O que você precisa ficar atento é com alguns cuidados após doar sangue. Mas é de boa. Se você seguir as regras para doar sangue que listamos aqui, pode fazer esse gesto sossegado.

Cada doação é muito importante para salvar vidas. Se você pode doar sangue, tome essa atitude. Para ajudar você a tomar essa decisão, explicamos tudo a respeito dos cuidados que você deve tomar quando doar sangue neste post, e o dividimos em tópicos, para facilitar sua leitura:

Na fila para doar sangue

cuidados_apos_doar_sangue_ampulheta_fila_processo

Entre ser entrevistado, sentar-se para tirar sangue e ser liberado, tudo isso, demora mais ou menos 40 minutos. O processo inclui cadastro, exames (anemia, batimento cardíaco, pressão, temperatura e peso), triagem e coleta.

Para quem se sente cansado após doar sangue, até mesmo porque o procedimento exige do organismo, os hemocentros e bancos de sangue costumam oferecer um lanchinho — muito saudável, por sinal. O ideal é também tomar um café da manhã reforçado, e nós já sabemos quão importante é o café da manhã, não é?

Existe doação de sangue sem dor?

Se você optar por doar um rim em vida, por exemplo, há toda uma preocupação, pois se trata de uma cirurgia. Mas você não precisa se preocupar quanto à doação de sangue, porque doar sangue não dói. Há apenas um leve desconforto, justamente por causa da agulha. E, se souber como doar sangue certinho, logo poderá voltar às atividades normais do dia a dia. Eu mesmo já doei algumas vezes, e pouco tempo depois já estava bem.

Não acredite naqueles mitos que dizem: doação de sangue engorda ou doar engrossa o sangue. Não existe isso. A doação de sangue não prejudica a saúde de nenhuma maneira. Só que, é claro, você tem que tomar alguns cuidados após doar sangue.

Tomando todos os cuidados: doar sangue é seguro

Para se ter ideia de como doar sangue é seguro, todo o material utilizado no processo é individual, descartável, estéril e apirogênico — isto é, que não causa febre. A recomendação para que a coleta seja feita dessa maneira, inclusive, é do Ministério da Saúde. Além do mais, os hemocentros têm profissionais capacitados para atender e acompanhar os doadores voluntários, assegurando a saúde deles.

Eles ficam de olho para ver se as regras para doar sangue estão sendo cumpridas. É a equipe dos postos de coleta que vai acompanhar você no decorrer da doação e saberá informar você sobre todos os cuidados após doar sangue.

Você não sairá da unidade de doação de sangue sem que a equipe do local libere sua saída. Afinal, esses locais têm os profissionais que poderão socorrer você caso ocorra alguma emergência.

Ser doador de sangue: tomando cuidados, é muito gratificante

Com o cumprimento tão exigente dessas regras para doar sangue, dá muita segurança em poder fazer esse gesto solidário, não é verdade? Ser doador nos causa bastante satisfação e orgulho. Quando doamos, somos responsáveis por ajudar a salvar três vidas ou mais.

O ato de realizar uma doação, seja qual for, já nos dá essa sensação. São muitas as formas de como fazer doação e com certeza alguma vai fazer você e outras pessoas muito bem.

10 Cuidados após doar sangue

Cuidado #1 – Permanência no banco de sangue

cuidados_apos_doar_sangue_permanencia

A permanência no hemocentro, após a doação, é um dos cuidados que se deve ter.

Você deve ficar no hemocentro ou no posto de doação de sangue por mais de 15 minutos após a coleta. Isso é uma regra para doar sangue indiscutível, pois previne que você tenha algum mal-estar ou incômodo após a doação.

Cuidado #2 – Alimentação

cuidados_apos_doar_sangue_lanche

Alimentar-se bem, com comidas leves e nutritivas, é essencial. Tome todos os cuidados após doar sangue, para que não tenha nenhum contratempo com este que é um ato nobre.

Você deve se alimentar com alguma refeição leve logo após doar sangue. Como já falamos, os cuidados que os hemocentros têm com os doadores são louváveis, e os postos costumam oferecer gratuitamente lanches naturais e sucos. Aproveite!

Também em casa você pode selecionar alimentos saudáveis, para comer no dia da doação. Nós explicamos como montar uma horta neste post. De uma horta, você poderá tirar alface, tomates e outros alimentos fresquinhos.

Cuidado #3 – É proibido fumar

cuidados_apos_doar_sangue_cigarro

Nem precisa falar que não é nem um pouco recomendável fumar logo após a doação de sangue.

Não se pode exagerar em muitas coisas logo após doar sangue. Se você tem o hábito de fumar, deve esperar por cerca de duas horas antes de colocar cigarros, charutos ou itens do tipo na boca. Vale lembrar que o cigarro faz muito mal pra saúde, e se você fuma fizemos um post sobre como deixar de fumar. Vê lá!

Cuidado #4 – Nem se pode beber álcool

cuidados_apos_doar_sangue_alcool

Os mesmos cuidados vale para as bebidas alcoólicas, viu?!

Quase a mesma coisa vale para bebidas alcoólicas quando se trata de cuidados após doar sangue. A diferença é que você terá de esperar por 12 horas. É preciso ficar atento a essas duas regras para doar sangue.

Cuidado #5 – Exercícios físicos

cuidados_apos_doar_sangue_exercicios

Dê um tempo nos exercícios físicos, até que esteja bem pra prática.

Uma passada na academia ou aquela corridinha devem ser evitadas nas primeiras 12 horas. Não se pode fazer exercícios ou esforços neste período, especialmente com o braço que doou, porque isso pode causar sangramentos, e a cicatrização fica mais difícil de ocorrer. Após esse período, você pode voltar as atividades normais do seu dia a dia — mas com calma, hein?!

Cuidado #6 – Água e sucos naturais são recomendáveis

cuidados_apos_doar_sangue_suco

São tantos cuidados após doar sangue, mas não se preocupe: você pode tomar suco ou água numa boa.

Aliás, a restrição apenas vale para bebidas alcoólicas. Os postos de coleta recomendam, inclusive, que o doador de sangue tome quantidades extras de líquidos nas primeiras 24 horas pós-doação de sangue. Se você quer tomar um cuidado ainda maior, você pode ingerir mais líquidos nas primeiras quatro horas, porque tudo isso ajuda na reposição do volume doado na coleta de sangue.

Cuidado #7 – Curativo

cuidados_apos_doar_sangue_curativo

Mantenha o curativo pós-doação de sangue

Você deve manter por pelo menos quatro horas o curativo aplicado no local da punção, ou seja, na região do braço onde foi coletado o sangue.

Cuidado #8 – No trânsito

cuidados_apos_doar_sangue_semaforo

Não. Evite dirigir, até que consiga se sentir bem.

Quando estiver voltando para casa, após doar sangue, e estiver dentro do carro, pare imediatamente o veículo caso sinta algum mal-estar.

Cuidado #9 – Sintomas

cuidados_apos_doar_sangue_sintomas

Esteja atento para possíveis sintomas e sensação de mal-estar depois de doar sangue. Caso acontece, dirija-se imediatamente ao banco de sangue.

Em caso de sintomas de doenças infecciosas até sete dias após a doação de sangue, você deve procurar o hemocentro onde você fez a coleta.

Cuidado #10 – Consciência

cuidados_apos_doar_sangue_consciencia

Se doou e considera que seu sangue não deva ser utilizado, avise o hemocentro na mesma hora.

Esta instrução também tem a ver com o item anterior. Caso sinta que seu sangue não deva ser utilizado para transfusão por qualquer motivo, entre em contato com o local onde você doou o mais rápido possível, solicitando o descarte.

É importante descansar

cuidados_apos_doar_sangue_cama

Descanse. É um dos mais importantes cuidados após doar sangue.

Um dos principais cuidados após doar sangue é o descanso. É fundamental que você não faça nenhum esforço e repouse confortavelmente, para assim recuperar o volume sanguíneo doado. A Consolidação das Leis Trabalhistas tem regras para quem faz a doação de sangue que dão direito a um dia de abono no ano para o doador, a fim de que possa descansar.

Mas também a CLT garante o descanso, a recuperação e a saúde de doadores que atuem em profissões que exigem esforço físico ou que possam comprometer a sua própria segurança ou a de terceiros. Quem trabalha com as profissões que listamos abaixo precisam tomar ainda mais cuidados após doar sangue e suspender as atividades profissionais por 12 horas:

cuidados_apos_doar_sangue_infografico_profissoes_risco

As sete profissões que devem ter maiores cuidados após doar sangue.

  • Pilotos de avião;
  • Pilotos de helicóptero;
  • Motoristas de ônibus;
  • Motoristas de caminhões;
  • Mergulhadores;
  • Paraquedistas; ou
  • Profissionais que necessitam subir em andaimes.

São esses alguns cuidados após doar sangue. Para outras informações, procure o hemocentro mais próximo de você. O site da Fundação Pró-Sangue (Hemocentro de São Paulo) possui uma lista de instituições de coleta de todo o país. Entre lá e veja onde você pode doar sangue.

De quanto em quanto tempo posso doar sangue

cuidados_apos_doar_sangue_calendario

Os homens podem doar sangue a cada 60 dias e as mulheres a cada 90 dias. Organize-se e doe.

Vale lembrar também a regra para doar sangue que diz: os homens podem doar a cada 60 dias (dois meses) e as mulheres a cada 90 dias (três meses).

Convide seus amigos

cuidados_apos_doar_sangue_convite

Aproveite e conte aos seus amigos sobre a experiência de doar sangue. A doação é bastante segura e, com as dicas que demos, tudo fica mais fácil, né?

Agora que você sabe quais são os cuidados após doar sangue, chame seus amigos para dar o sangue para uma boa causa também. Seu coração e o de muitas pessoas, que necessitam de transfusão, ficarão felizes com esse nobre gesto. Tomando todos esses cuidados após doar sangue, podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Doe sangue!


7 Comments

Ezilda Rodrigues · 09/09/2017 às 20:02

Meu filho de 16 anos doou samgue. E a tarde apareceu uma ingua na virilha e esta dolorido. Ele seguiu todos os procedimentos após a coleta. E normal acontecer isso. Ele tem os traços da anemia falciforne.

    Marcos Chagas · 11/09/2017 às 14:21

    O melhor a se fazer é procurar com o seu filho um médico, para que ele possa esclarecer com mais detalhes a respeito disso.

ione araujo pereira · 27/10/2017 às 09:46

sou doadora, entrei para tirar dúvidas, foram todas esclarecidas.

Gertudes · 04/05/2018 às 21:38

Gostaria de sabe o que acontece se após a doação pegar peso?

    Marcos Chagas · 05/05/2018 às 14:15

    Boa pergunta, pois existe por aí uma informação equivocada de que doar sangue engorda. Você pode fazer a doação quantas vezes quiser, sempre respeitando os intervalos de doação (2 meses para os homens e 3 meses para as mulheres), que não vai fazer mal algum ao organismo, e o corpo não vai engordar.

cristiane candido dos santos · 04/06/2018 às 14:23

Estou muito feliz em saber que estou ajudando a salvar vidas. É muito gratificante.

Suelen Rodrigues · 22/06/2018 às 01:51

Vamos doar sangue, pessoal. É mto gratificante. Eu fiz minha parte, hoje espero que vcs façam a sua. Deus os abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Doação

Harmonia e Solidariedade: Saiba como fazer a doação de instrumentos musicais usados

Bote pra tocar aquela música na sua playlist. Aquela mesma que sempre quando toca no rádio te faz lembrar de um momento bom da sua vida. Não importa se fez sucesso na década de 60 Leia mais…

Doação

O filho cresceu e a roupa encolheu. O que fazer? Veja tudo sobre doação de roupa de bebê

A mãe, de tão coruja, quer guardar todas as recordações dos anos iniciais do filho. Uma foto (mais tarde, constrangedora) da criança tomando banho, um vídeo gravado da primeira vez que ele andou, uma almofadinha Leia mais…

Doação

Transplantar Esperança: Tudo o que você precisa saber sobre como Doar um Rim em Vida

Compartilhar algo que você tem em dobro com alguém que você ame. Não, este não é um texto de romance. Embora uma frase dessa encaixaria perfeitamente para definir a situação de um casal apaixonado. Só Leia mais…