Qual é o seu maior desejo? Para muita gente, é ter um prato de comida, ganhar uma roupa quentinha ou possuir esperança na vida. O planeta, apesar de tanta abundância de riqueza, peca na hora da distribuição de seus bens entre os habitantes. E, assim, muita gente passa por privações das mais absurdas. E quem pode mudar isso? Quem pode fazer alguma coisa? Pode ser eu. Pode ser você. Pode ser cada um de nós. Por isso, neste post, você verá inúmeras maneiras de como fazer doação. Quem sabe você ache algo pra respirar solidariedade e inspirar mudança, caso seja esse o seu desejo.

Vamos trabalhar os tópicos deste post de maneira dividida, até mesmo para que possa facilitar a sua leitura. Esse post que explica como fazer doação atende ao anseio de muita gente que possui um coração bom e quer se tornar um doador de qualquer coisa, ainda não sabendo como. Aqui, você saberá. Veja os assuntos que trataremos ao longo do texto:

Como fazer doação e transformar a vida de pessoas: as ideias que possuímos

O sentimento solidário mobiliza pessoas ao redor do mundo a fazer a sua parte em prol do semelhante que passa fome, sente frio, precisa de cuidados médicos e por aí vai. Escrevemos, tempos atrás, um post bastante interessante sobre como largar tudo (na verdade, se afastar) para realizar algum tipo de trabalho humanitário ao redor do globo.

No entanto, existem inúmeras maneiras de como fazer doação sem precisar se licenciar de casa, do trabalho e dos amigos. Pra se ter ideia, há como fazer doação em dinheiro, doação de roupas, doação de alimentos, doação de leite materno e até doação de cabelo. As possibilidades são infinitas.

Ainda há como fazer a doação de sangue, de plaquetas, de medula óssea (coisas bem diferentes uma das outras, que nós explicaremos direitinho ao longo deste post).

Desde que entramos no ar (há um pouco mais de um ano), você tem acompanhado pelo nosso blog muitas maneiras de se fazer o Bem e de dar um jeito no nosso mundo, não é?! Agora, reunimos uma boa parte desse conhecimento e colocamos algumas coisas a mais para que você possa escolher ser um doador.

As ONGs e o doador: como fazer doação de maneira prática

ONG é a sigla para Organizações Não-Governamental. Falamos um pouquinho disso em um texto que produzimos mês passado a respeito de como criar uma ONG. Em resumo, significa que são entidades que não fazem parte da gestão do Estado e que também não são empresas.

As ONGs estão inclusas, por assim dizer, no chamado Terceiro Setor, e a atuação delas são voltadas a atender o interesse público. Vejamos da seguinte forma:

As ONGs reúnem grupos de pessoas que se interessam por determinado assunto que beneficie a sociedade, e elas trabalham para esse fim. E as ONGs podem atuar nas mais diversas frentes. É aí que entra a infinidade de possíveis tomadas de atitudes quando se pensa em como fazer doação e ajudar o próximo.

Os benefícios de praticar o Bem: como fazer doação transforma vidas

Não podemos restringir ao público atendido pelo Terceiro Setor — ou até mesmo aqueles que são beneficiados por projetos sociais — como os que são os únicos beneficiados. Afinal, neste post, você descobrirá muitas maneiras de como fazer doação, e o quanto ser doador é positivo para o próprio bem-estar e felicidade do doador.



E essa doação não precisa ser necessariamente ligada ao Terceiro Setor, ou seja, há como fazer doação para ONGs ou não. São infinitas as possibilidades de ajudar o próximo. Há algum tempo, fizemos um post incrível com simples e geniais ideias para ajudar pessoas carentes. Clique no link e depois, se estiver interessado em como fazer doação, veja lá a nossa lista de sugestões.

As muitas formas de como fazer doação que se encaixam perfeitamente na atuação das ONGs

Especificamente com relação ao Terceiro Setor, é possível encontrar ONGs que realizam trabalhos relacionados à:

  • Educação;
  • Cultura;
  • Meio Ambiente;
  • Esporte;
  • Atendimento a moradores de rua;
  • Saúde;
  • Orfandade;
  • Acolhimento a idosos que estão afastados do lar;
  • E tudo o mais.

O importante, na verdade, é concentrar forças para melhorar a vida do próximo e o mundo em que vivemos. É esse o motivo que move alguém que quer ser um doador: a vontade de fomentar o amor, a solidariedade e a justiça social, concorda?

Como fazer doação para ações sociais

Temos algo com o qual nos identificamos, certo? Por afinidade, por prazer ou porque nascemos com o dom mesmo, todos somos atraídos por alguma atividade. E, na área do Terceiro Setor, tem como fazer doação e ajudar das mais diversas formas.

A princípio, o que se deve ter é o sentimento de Boa Vontade. Esse é o ponto de partida para quem deseja ser um doador e fazer algo por seu país e por sua comunidade. Existe em você essa vontade de contribuir?

Ajudar no quê? Como fazer doação da maneira mais efetiva e positiva

O próximo passo, que você deve tomar, é saber a quem e no que ajudar. Ser um doador exige também responsabilidade, e quanto mais estivermos integrados na atividade que formos nos propor a realizar é melhor.

Então, pegue aquilo que mais atrai você, os assuntos de seu interesse, aqueles quais que você acredite que existam possibilidades de contribuir para melhorar a sociedade, e veja se há como fazer doação dentro dessas áreas.

Muitas das vezes, ONGs, igrejas e movimentos sociais se encontram bem próximos, nos nossos círculos, e precisam de grande ajuda. As ações que você tomar, como um ser doador, podem ajudar diversos públicos. Há como fazer doação para melhorar a vida de:

  • alunos da educação básica;
  • adultos que ainda estão fora do mercado de trabalho;
  • crianças que se encontram em tratamento de doenças;
  • gestantes em situação de pobreza;
  • animais com possibilidades de extinção;
  • florestas que sofrem risco de desmatamento;
  • famílias que foram vítimas de alguma tragédia natural;
  • jovens que correm perigos nas ruas;
  • e por aí vai.

Como fazer da minha doação algo que transforme vidas

E agora você está pensando em ser um doador que mude a vida das pessoas que venha a ajudar. Além disso, você reflete sobre como fazer doação sem sofrer eventuais riscos que, infelizmente, por causa de pessoas mal-intencionadas, podem vir a ocorrer. Fizemos um pequeno passo-a-passo para ajudar você a evitar problemas:

Identifique-se com o trabalho

É bem importante se identificar com o público-alvo e/ou ter afinidade com os objetivos do trabalho social para o qual se pretende ajudar. Quanto maior relação, mais motivados nos sentimos a ser um doador.

Conheça a ONG ou o projeto social

Como fazer doação sem ter a segurança de que o dinheiro ou o material doado será destinado a um nobre fim? Por isso, outro ponto fundamental é conhecer e, se possível, até visitar o trabalho da organização para a qual você pretende contribuir.

Saiba se estão realmente precisando

Não é sempre que há como fazer doação de algo específico para a ONG que se pretende doar. E também existem ONGs que realizam certos tipos de arrecadação em alguns períodos do ano. Portanto, conversar com os responsáveis ajuda a compreender as reais necessidades da instituição ou do movimento, e assim faz com que sua contribuição se torne ainda mais efetiva.

Acompanhe os resultados

Sempre respeitando os processos de trabalho das instituições, o ideal para quem deseja ser um doador é acompanhar os resultados do investimento. Isso, aliás, é essencial. Afinal, você está investindo em um trabalho que deve dar retorno — no caso, a melhoria de vida das pessoas atendidas.

As inúmeras formas de como fazer doação: conheça 10 opções de ajudar o próximo

Está interessado em ser um doador? Aqui está uma relação das muitas maneiras de como fazer doação. Você pode escolher uma delas para começar a ajudar.

#1 Como fazer doação

Doação em Dinheiro

Olha, esse tipo de doação é, muitas das vezes, o que mais as instituições necessitam. Isso porque várias delas sobrevivem apenas com a ajuda da população, isto é, sem nenhum apoio financeiro governamental.

Cada instituição trabalha de maneira específica na arrecadação: dinheiro, cartão de crédito, débito automático etc. Você pode ligar e perguntar antes. Assim, fica mais fácil saber como fazer doações para ONGs que você escolher. Além do que você pode ver qual maneira é mais prática para você fazer a contribuição.

#2 Como fazer doação

Doação de Alimentos

É muito comum se pensar neste tipo de doação em situações emergenciais, por conta das diversas campanhas de doação de alimentos não-perecíveis realizadas para socorrer vítimas de tragédias.

No entanto, você também pode fazer doações para ONGs que recebem alimentos. Existem instituições que fazem campanhas em épocas específicas do ano (como Natal) ou as que recebem doação de alimentos em qualquer ocasião.

Mas doar alimentos contribui para diminuir índices da desnutrição e do desperdício, além de aumentar o acesso da população de baixa renda aos alimentos. A doação de alimentos pode ajudar, por exemplo:

  • Creches e escolas a alimentar as suas crianças;
  • Lares em situação de insegurança alimentar (privação de alimentos);
  • Bebês que apresentam risco de mortalidade infantil e desnutrição;
  • Pessoas vítimas de calamidades.
#3 Como fazer doação

Doação de Roupas

Você pode doar camisetas, calças, calçados, agasalhos e todo o tipo de vestimenta. No inverno, é legal doar blusas, agasalhos e cobertores. Existe um monte de campanha de agasalho e de doação de cobertores, a fim de proteger do frio pessoas em situação de rua, por exemplo.

Só que, em geral, você pode doar roupa em todos os períodos do ano. Isso porque as peças que você doar podem ganhar variados destinos, dependendo da necessidade da ONG e dos atendidos. Os materiais podem ser postos à venda em bazares, para a arrecadação de recursos para a manutenção dos projetos e ações desenvolvidos. Ou, então, são encaminhados diretamente a famílias que necessitam das vestimentas.

Está pensando em reorganizar seu guarda-roupa e quer fazer a doação de roupas para algum trabalho social? Veja como fazer doação de roupas para ONGs nesta lista de onde doar roupas usadas feita pelo site da Legião da Boa Vontade (LBV).

#4 Como fazer doação

Doação de Livros

Você também pode pegar livros antigos que você já leu e fazer doações para ONGs. Mas não somente para essas instituições. Neste tipo de doação, você pode doar para bibliotecas e espaços culturais públicos.

Todo tipo de livro é bem-vindo. Você pode fazer desde a doação de livros infantis até a doação de livros didáticos usados, se eles não estiverem desatualizados. Isso é como fazer doação de conhecimento, principalmente para quem não teria acesso anteriormente. Basta apenas o livro estar em boas condições de uso.

Caso o desejo seja o de doar para instituições, a finalidade da doação pode ser tanto para o uso do público assistido pela ONG quanto para a arrecadação de recursos — semelhante ao que ocorre com a doação de roupas. Você pode conhecer mais a fundo essa possibilidade num post que escrevemos sobre a doação de livros.

#5 Como fazer doação

Doação de Sangue

Você já doou sangue? Doar sangue é seguro e rápido. Em menos de uma hora, geralmente, a coleta é feita, e o resultado pode ajudar até quatro pessoas. As bolsas de sangue são utilizadas em atendimentos de urgências, cirurgias e tratamentos.

Assim é como funciona a doação de sangue. Os postos de doação de sangue sempre necessitam de doadores para a manutenção do estoque. Existem algumas restrições. Porém, muita gente pode doar sangue. Só é preciso estar atento a 10 cuidados após doar sangue.

#6 Como fazer doação

Doação de Plaquetas

No geral, as pessoas confundem a doação de sangue com a doação de plaquetas. Entretanto, são dois procedimentos diferentes. O procedimento que é feito neste tipo de doação chama-se por aférese.

As plaquetas são segmentos das células de medula óssea que solidificam o sangue para formação de coágulos. A quantidade normal delas no sangue humano é entre 150 mil e 400 mil por milímetro cúbico de sangue. Para quem apresenta menos que isso, devido a alguma cirurgia ou quimioterapia, é extremamente necessário receber a doação de plaquetas.

#7 Como fazer doação

Doação de Medula Óssea

Outra coisa que muita gente confunde é medula óssea com medula espinhal, e isso pode ser um dos fatores que influenciam na decisão de ser um doador na cabeça das pessoas. Só que a medula óssea e a medula espinhal são duas coisas diferentes. Portanto, se você se interessou por fazer esse tipo de doação, saiba que ninguém fica paraplégico por doar medula óssea.

O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para a leucemia. Para ser doador, você tem de se cadastrar no Registro de Doadores de Medula (Redome). Após isso, quando os cadastros indicam a possibilidade de transplante, o Ministério da Saúde entra em contato e pergunta se você mantém a vontade de doar. E, com a realização de outros exames, ocorre a retirada.

Todo o procedimento somente é feito entre doador e receptor compatíveis. Achar essa compatibilidade é o mais difícil. Por isso, quanto mais gente registrada, mais probabilidade de achar um doador compatível.

#8 Como fazer doação

Doação de Leite Materno

Outra iniciativa solidária bem interessante é a doação de leite materno. Lactantes com excesso na produção de leite podem contribuir para a recuperação de recém-nascidos que, por problemas de saúde própria ou de suas mães, não têm condições de recorrer ao leite de peito.

Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano possui uma lista de endereços de postos de coleta na qual é possível saber como fazer doação de leite materno.

#9 Como fazer doação

Doação de Cabelo

Este é um gesto especialResgata a autoestima e fortalece a vontade de viver de pessoas que enfrentam tratamentos de câncer, por exemplo. Com as madeixas doadas se confeccionam perucas.

Alguns salões de cabeleireiro já fazem todo o procedimento, visando à doação. Mas se quiser, você pode realizar o corte por si só. São apenas necessários alguns cuidados na hora do corte. Entenda o passo-a-passo de como fazer doação de cabelo.

Ah, é bom procurar a instituição para qual vai doar antes do corte. Assim, você fica sabendo quais caminhos tomar. Estes são alguns locais que recebem mechas para confecção de perucas. Saiba onde e como fazer doação de cabelo:

Nós também fizemos um post sobre doação de lenços, gesto igualmente importante para elevar a autoestima de pessoas, que, por um motivo ou outro, perderam os fios.

#10 Como fazer doação

Doação de Móveis Usados

Agora, se você deseja redecorar a sua casa e precisa se livrar dos móveis, deve estar pensando em como fazer a doação de móveis, a doação de eletrodomésticos usados ou, então, a doação de eletrônicos.

Primeiro porque você tem de pensar no meio ambiente e, por isso, sabe que não pode descartá-los de qualquer forma na natureza. Segundo: por que não doá-los, caso os móveis estejam em boas condições de uso, a alguma ONG?

Com certeza, as doações de móveis, de eletrodomésticos e de produtos eletrônicos serão bastante proveitosas às instituições, que poderão colocar os itens arrecadados à venda em bazares e juntar recursos para a manutenção do trabalho.

Pronto. Vamos ajudar e ser um doador?

Todas essas são maneiras de como fazer doação para beneficiar pessoas e famílias que estão à sua volta. Cada dica tem sua peculiaridade, e se pode realizar mais de uma delas. Isso vai depender de você e de sua disponibilidade.

Mas tenha certeza de que, com a ajuda de cada um, construiremos uma sociedade melhor. Todos ganham com isso. Eu, você, nós. Tornando o sonho das pessoas realidade. Seja este desejo um prato de comida, uma roupa quentinha, uma nova esperança de vida. E voltamos a perguntar: Qual é o seu maior desejo? O nosso, é ter um mundo melhor!

Categorias: Doação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Doação

Harmonia e Solidariedade: Saiba como fazer a doação de instrumentos musicais usados

Bote pra tocar aquela música na sua playlist. Aquela mesma que sempre quando toca no rádio te faz lembrar de um momento bom da sua vida. Não importa se fez sucesso na década de 60 Leia mais…

Doação

O filho cresceu e a roupa encolheu. O que fazer? Veja tudo sobre doação de roupa de bebê

A mãe, de tão coruja, quer guardar todas as recordações dos anos iniciais do filho. Uma foto (mais tarde, constrangedora) da criança tomando banho, um vídeo gravado da primeira vez que ele andou, uma almofadinha Leia mais…

Doação

Transplantar Esperança: Tudo o que você precisa saber sobre como Doar um Rim em Vida

Compartilhar algo que você tem em dobro com alguém que você ame. Não, este não é um texto de romance. Embora uma frase dessa encaixaria perfeitamente para definir a situação de um casal apaixonado. Só Leia mais…