Muitas vezes, estamos consumidos pela nossa própria rotina. É aquela mesma velha história. O cotidiano das coisas é como uma corda, que prendem as nossas mãos e os nossos pés e nos impedem de sentirmo-nos, finalmente, livres. Você já se sentiu cansado, desgastado e sem ânimo para fazer algo que te deixe bem? É importante ter uma fuga, uma válvula de escape das coisas recorrentes. É fundamental ter momentos para si mesmo — tanto quanto se alimentar ou tomar banho. Mas como encontrar um hobby em meio a um caos de horário e tarefas? Da mesma forma que existe como encontrar trabalho, é possível achar hobbies interessantes para dar aquela desestressada. Com este post, nós vamos ajudar você a descobrir hobbies e passatempos.

E, para ajudar você nesta tarefa de buscar ter um hobby, dividimos o post em alguns tópicos:

Eu preciso de um hobby: como encontrar um hobby pode melhorar a minha saúde

Existem coisas que não podemos deixar de fazer por causa da pressa, coisas que são fundamentais para a nossa saúde. Já demos, por exemplo, a dica da importância do café da manhã em um post interessante que escrevemos tempos atrás.

Não somente isso. Sentir-se bem, até mesmo para cumprir com maior facilidade as tarefas do dia a dia, é essencial. Não basta corrermos para acumularmos mais e mais tarefas sem ter um resguardo para o nosso organismo.

Precisamos tirar aquele tempo pra fazer coisas que nos distraiam, que nos divirtam, que nos dão prazer. Reservar um tempo para aliviar as exigências dos compromissos e dar uma pausada nos problemas cotidianos.

Ter um hobby é injetar uma boa dose de alívio do estresse

Porém, como encontrar um hobby pode exatamente melhorar a minha saúde?

Bem, ter um hobby ajuda a desviar o foco das tensões que poderiam causar estresse, depressão ou sintomas de doenças prejudiciais tanto para o corpo quanto para a mente.

Mais que isso. Muitos hobbies e passatempos são capazes de produzir mais doses de endorfina, um neurotransmissor que age em situações de relaxamento ou bem-estar, ou seja, é a substância responsável pelo prazer e pela euforia.

[banner-criancas]

De certa forma, as relações entre a falta da felicidade e o intenso grau de estresse são mais íntimas do que nós costumamos levar em consideração. Afinal, o nosso organismo gera consequências graves quando estamos estressados, que podem levar a:

  • hipertensão;
  • obesidade;
  • derrame;
  • diabetes;
  • entre outros problemas de saúde.

Por outro lado, a endorfina é considerada um analgésico natural produzido pelo nosso corpo, que, além de aliviar dores, produz efeitos positivos para a nossa saúde: sensação de relaxamento, melhoria do humor, diminuição do estresse e fortalecimento do sistema imunológico estão entre os benefícios.

Qual seu hobby: o significado de ter um novo hobby

Estamos falando em como encontrar um hobby e, na cabeça das pessoas, ter um hobby pode soar como algo que trata-se apenas de uma mera e simples distração. Bom, o que é hobby tem um significado mais robusto, na verdade.

Achar um novo hobby é se concentrar em uma atividade feita por vontade própria em busca de satisfação e felicidade. Isso significa dizer que o hobby deve ganhar a devida importância nas atividades diárias.

Não tenho como encontrar um hobby por causa do meu trabalho. Desculpa, mas isso não pode ser verdade

Muita gente pensa que precisa trabalhar muito para produzir muito. No entanto, como produzir melhor se a mente e o corpo estão desgastados? Ser work-a-holic, termo em inglês que representa viciado em trabalho, não é sinônimo de ser um bom profissional. Muitas vezes, é até o contrário. O brasileiro não trabalha pouco. São 1.840 horas de serviço por ano, e isso é bem mais que trabalham os alemães, japoneses e americanos.

Mas o que algumas análises demonstram é que existe um tremendo esforço para pouca produção, o que é resultado do baixo nível de educação e da tecnologia pouco avançada, somados ao aspecto cultural que muitos especialistas em produtividade costumam apontar.

Entre outras coisas, o que podemos entender disso tudo é que há falhas em como cada profissional estabelece um tempo para cada atividade, e um tempo para não fazer nada. E essa é uma dica importante, pois nosso cérebro, quando recebe uma carga intensa de informações para processar, tem a tendência de ficar confuso.

Ter um hobby aumenta a produtividade

Buscar atividades para relaxar o corpo e a mente contribuem bastante para a produtividade. Diversos especialistas acreditam e indicam um hábito tão prazeroso como encontrar um hobby saudável para fazer.

Aliás, uma pesquisa confirmou que separar parte do tempo para relaxar e se divertir ajuda a garantir um melhor aproveitamento nas tarefas laborais, ou seja, quem tem algum hobby possui mais capacidade para resolver problemas inesperados e se propõe mais a ajudar os colegas.

O conjunto dessas coisas pode ofertar para as pessoas algo que, acreditamos, ser o que todos desejam: felicidade no trabalho. Basta, para isso, ter um pouquinho de planejamento e organização do tempo.

Organizando a agenda: como encontrar espaço para um novo hobby

Prioritariamente, coloque uma coisa na sua cabeça: seu trabalho não é a sua vida. O dia possui 24 horas — e não 8, 10 ou 12 horas. Se excluirmos as 8 horas fundamentais de sono e as horas de trabalho (salvo casos especiais, de 8 horas diárias), sobram ainda 8 horas para atividades que nos deem prazer e bem-estar.

Sem excluir a importância do horário reservado para alimentação e para os estudos, que às vezes nos desgasta, podemos encontrar espaços na nossa agenda para dedicarmos a uma atividade de diversão.

O tempo deve ser o nosso aliado. Para isso, devemos ter três coisas à nossa frente:

  • organização;
  • concentração; e
  • disciplina.

Como encontrar um hobby fica fácil se respeitamos o tempo

O dia rende muito mais quando nos organizamos. Até mesmo porque uma das coisas mais difíceis hoje é arrumar tempo pra fazer tudo o que desejamos. Atolamos-nos de tarefas e deixamos para depois o que a princípio se considera como diversão.



Quando percebemos, descobrimos que perde-se muito tempo tentando fazer as coisas do que realmente fazendo.

Para melhorar a nossa produtividade e diminuir a situação de estresse, alguns conselhos podem se tornar salvação:

  • Organizar tarefas e definir horários;
  • Concentrar esforço na tarefa que tem de realizar naquele momento, a fim de conclui-la no tempo pré-determinado;
  • “Esquecer” tarefas que já foram ou ainda estão por vir, mas que não estão designadas para serem executadas naquele instante;
  • Ter disciplina e dedicação em cada coisa que for fazer, inclusive ao realizar as atividades classificadas de hobbies e passatempos.

De outra forma, podemos ser vítimas do estresse e de outros males, como: ansiedade, déficit de atenção e depressão.

Diversão é saúde: como encontrar um hobby produz benefícios físicos para mim

Correr pode se tornar um hobby. Dançar também é outro tipo de hobby. O mesmo vale para o futebol ou o basquete depois do trabalho. Todas essas atividades utilizam bastante o corpo e os movimentos e podem propiciar o aumento da força muscular.

O que pode parecer estranho a princípio é que outros hobbies e passatempos podem oferecer benefícios para o corpo. Temos o exemplo da yoga, uma atividade que deixa os músculos mais fortes e flexíveis, ao mesmo tempo que melhora problemas respiratórios e a circulação sanguínea.

E os benefícios mentais: como encontrar um hobby melhora minha saúde psicológica

Manter a mente ocupada é sempre benéfico. Já falamos a respeito de tudo o que ter um hobby proporciona para livrar o estresse, como algo muito positivo para a mente.

Quando a atividade praticada é um hobby que estimula a criatividade, a pessoa passa por novos desafios, que ampliam a capacidade de raciocínio e exercitam a concentração.

Pode ser pintar quadros, preencher palavras cruzadas, fotografar paisagens e objetos, ler livros, tocar instrumentos, seja qual o seu hobby for, fará extremamente bem para a sua cabeça.

Como encontrar um hobby que seja perfeito para mim

Quantas vezes você se pegou refletindo sobre o que fazer da vida? É uma pergunta feita por quem deseja saber como encontrar a felicidade. Apesar do acelerado cotidiano e dos desafios, tem como encontrar um hobby que te faça bem, dê prazer e ofereça mais disposição.

Se você já tem na cabeça algo como “quero ter um hobby”, achar algo que seja a sua cara não será tão difícil. Mas se você está na fase do “não sei o que fazer”, montamos uma lista de hobbies e passatempos muito agradáveis.

Logo, logo, você encontrará um que com certeza será seu hobby preferido.

Teste sua personalidade: Encontrar um hobby

Categorias: Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Doação

Transplantar Esperança: Tudo o que você precisa saber sobre como Doar um Rim em Vida

Compartilhar algo que você tem em dobro com alguém que você ame. Não, este não é um texto de romance. Embora uma frase dessa encaixaria perfeitamente para definir a situação de um casal apaixonado. Só Leia mais…

Saúde

Cigarro, dependência e saúde: os perigos do tabago e como deixar de fumar

A sabedoria vem com o tempo. Muitas vezes, nas inconsequências da juventude, acumulamos erros e equívocos. Alguns deles, desaparecem como fumaça. Outros, porém, permanecem acesos por longo período. Quantas e quantas pessoas, na inocência de Leia mais…

Doação

Largue o osso, doe. Como funciona a doação de Medula Óssea e por que ela salva vidas?

O organismo humano é bem complexo. O sistema circulatório, por exemplo, reúne um emaranhado de artérias, capilares e veias, cuja nobre missão é fazer circular o sangue por todo o corpo. O sangue, por sua Leia mais…