Acho chato ir ao shopping. Pouca coisa me atrai nas lojas de roupas, calçados, perfumaria etc. Porém, tirando a comodidade de encontrar em apenas um lugar cinema e praça de alimentação, existe algo que especialmente me encanta quando estou em um desses megalomaníacos ambientes comerciais: a loja de eletrônicos. Sou fascinado por televisores, computadores, fones, videogames e demais acessórios. Se deixar, passo horas ali (mesmo não comprando nada…rs). Não me sinto culpado. Afinal, o brasileiro adora tecnologia. Para se ter ideia do quanto, aproximadamente 76% dos usuários de internet no Brasil mexem no smartphone, computador ou tablet ao mesmo tempo que assistem TV. Assim, apesar da crise, o mercado de eletrônicos no Brasil é bem movimentado, e rotativo. Com cada vez mais inovação, mais constante é a troca. E não apenas o bolso é sacrificado nesta hora. Se não soubermos como descartar lixo eletrônico, ficaremos à mercê dos riscos que materiais antigos podem causar ao Meio Ambiente e à saúde. São vários os perigos. Por isso, resolvemos escrever este post sobre a sábia decisão de se optar pela doação de eletrônicos usados, quando for necessário o descarte de eletrônicos.

Os nossos posts, como você deve ter reparado (caso tenha lido outras matérias), costumamos separar em tópicos, com o simples objetivo de oferecer uma leitura mais agradável, confortável e mais fácil.

Não se preocupe. Tudo o que você tiver de saber sobre como descartar lixo eletrônico e sobre a doação de eletrônicos usados, você encontrará nestas próximas linhas. O texto está dividido em:

Como Descartar Lixo Eletrônico e garantir a Sustentabilidade do Meio Ambiente e da Saúde

Então, iremos começar justamente tratando a respeito dos danos que esses materiais provocam. Já dissemos que os riscos que existem na forma incorreta em como descartar lixo eletrônico. Para se entender melhor, o que às vezes deixamos escapar, grande parte dos equipamentos eletrônicos costuma conter substâncias extremamente prejudiciais. Algumas delas são:

  • Berílio;
  • Cádmio;
  • Chumbo;
  • Fósforo;
  • Mercúrio.

É preciso saber bem onde descartar lixo eletrônico (ou melhor: conhecer lugares onde se pode fazer a reciclagem de lixo eletrônico ou até mesmo que recebe a doação de eletrônicos). O descarte incorreto de lixo eletrônico pode fazer com que substâncias como as que foram citadas contaminem o ar, a água e o solo.

Alerta: cuidado em como descartar lixo eletrônico

O contato com o chumbo, para citar um dos perigos, resulta em danos cerebrais, neurológicos e renais, provoca doenças do sangue e compromete fetos. Altos níveis de exposição podem causar vômito, diarreia, convulsão, coma e até morte.

E esse é um exemplo apenas para alertar da importância que é saber como descartar lixo eletrônico. Talvez, as pessoas no geral desconheçam que a sucata eletrônica tenha a presença de todos essas substâncias prejudiciais à saúde. No entanto, é possível saber que outras coisas fazem da coleta de lixo eletrônico algo tão fundamental para evitar os prejuízos ao Meio Ambiente.

A sucata eletrônica e demais danos à Natureza

Outro prejuízo ao Meio Ambiente é que os equipamentos eletrônicos (e consequentemente o lixo eletrônico) são produzidos com grande quantidade de plástico, metais e vidro. Como sabemos bem, esses materiais levam muito tempo para se decompor na Natureza.

Tempo aproximado de decomposição na Natureza

Metal 450 anos
Plástico 450 anos
Vidro 4000 anos

Continue lendo este artigo que, daqui algumas linhas, nós vamos falar onde você pode fazer a doação de eletrônicos usados e locais que realizam a coleta de lixo eletrônico.

Jogar fora no lixo? Como descartar lixo eletrônico corretamente

Brasil produziu 1,4 milhão de toneladas de resíduos eletrônicos em 2014. O documento “E-Waste na América Latina: Análise estatística e recomendações de política pública” garante que, apesar de ser um dado extravagante, a tendência é que esse número aumente nos próximos anos.

Naquele ano, a quantidade de lixo eletrônico produzido foi de 3,9 milhões de toneladas na América Latina. Estamos em 2017, e a previsão para o próximo ano, se não tomarmos cuidado, é de que sejam jogados fora 4,8 milhões de toneladas, ou seja, um aumento de 23% em apenas 4 anos. 🙁

Um péssimo dado: o Brasil é grande produtor de lixo eletrônico

Quanto ao nosso país, realmente, a gente descarta muito lixo eletrônico. A mesma pesquisa atribuiu ao Brasil 36% da produção do e-waste (e-lixo) em toda a região latino-americana. Já outros dados, relacionados à Organização das Nações Unidas (ONU), ressaltam que cada um de nós brasileiros produzimos meio quilo de lixo eletrônico por ano.

Grande parte de todos esses resíduos deveriam ter como destino a reciclagem de eletrônicos. Sim, mais uma vez, voltamos a alertar dos riscos que corremos quando erramos em como descartar lixo eletrônico e como poderíamos optar por melhores soluções, como é o caso da doação de eletrônicos usados.

Como descartar o lixo eletrônico evita problemas futuros

Talvez nem percebamos o quanto ajudamos a poluir, gradativamente, o nosso planeta. Como o mundo pode ter jeito se nós mesmos não damos um jeito nele? Por isso, os temas da conscientização ambiental e do descarte de lixo têm sido tão recorrentes no dias atuais.

Estamos vivendo tempos modernos, em que a tecnologia apresenta cada vez mais soluções para o nosso cotidiano, porém as duas únicas soluções em como descartar lixo eletrônico ainda sejam a reciclagem e a doação de eletrônicos.

Revirando o nosso próprio lixo e vendo o descarte de eletrônico como reflexão urgente

Quanto tempo você leva para trocar o seu smartphone? Há quanto tempo você mantém o mesmo computador dentro de casa? Há quanto tempo você não compra um televisor novo? É claro que não trocamos esses aparelhos constantemente, mas a quantidade de lixo produzida no Brasil podem surpreender.

Há algumas semanas, fizemos um post muito interessante sobre doação de eletrodomésticos usados, utilitários que podem servir muitas famílias que não têm condições de comprá-los. Para começar a falar sobre o número do descarte de lixo no Brasil, peguemos o exemplo da geladeira. As geladeiras representam — ainda de acordo com as Nações Unidas — o abandono de 115 mil toneladas de lixo no nosso país.

E olha que geladeiras são pesadas. Os computadores, que são itens bem mais leves, geram 96 mil toneladas de lixo eletrônico, diretamente jogados no Meio Ambiente. Os celulares, que pesam ainda menos, geram 2,2 mil toneladas. E, a cada dois anos — mais ou menos — nós trocamos de computador ou de celular. 😯

Temos de avaliar os riscos e entender que a doação de eletrônicos é a maneira mais segura de descartar esses objetos antigos e sem uso. Os perigos ao Meio Ambiente e a nossa saúde nos têm lembrado cada vez mais disso.

Como o descarte de lixo eletrônico será usado? As utilidades da minha doação de eletrônicos

E, assim, o que ONGs, empresas ou órgãos públicos fazem com a coleta e com a doação de eletrônicos? Isso depende muito. Existem, principalmente, dois destinos possíveis para a sucata eletrônica.

Em um trecho deste post, mais à frente, você saberá onde descartar o lixo eletrônico com segurança e protegendo a Natureza. Por enquanto, voltemos ao que é feito pelos órgãos (públicos e privados) quando recolhem o descarte de lixo eletrônico.

Reciclagem de lixo eletrônico

Existem organizações — principalmente aquelas que são muito ligadas à proteção do Meio Ambiente — que recolhem a doação de eletrônicos para a reciclagem e reutilização dos objetos e de suas peças.

Reutilização do material eletrônico

Há outras entidades que recebem a doação de eletrônicos e aproveitam o material ou para utilização própria (nas atividades realizadas com os atendidos) ou para ser revendido em bazares (a fim de angariar recursos financeiros para ajudar na manutenção do trabalho).

Mas é claro que, para a possibilidade de reutilização sem o processo de reciclagem, os eletrônicos usados doados devem estar em boas condições de uso.

O que existe de mais interessante na doação de eletrônicos usados

Não podemos definir exatamente para o que cada doação de eletrônicos será destinada. Isso depende muito do trabalho realizado por cada ONG, órgão público ou empresa que faz a coleta de lixo eletrônico.

Entretanto, ao analisar todas as opções de como descartar lixo eletrônico corretamente, vemos que o mais legal na doação de eletrônicos é retirar do Meio Ambiente algumas formas de contaminação prejudiciais a todos nós.

Eletroeletrônicos que podem ser doados

Às vezes, ao descartar equipamentos eletrônicos, nos esquecemos que eles podem servir para muita coisa ainda — ou mesmo suas peças podem ser reutilizadas para outros fins. Fizemos uma lista de produtos que se encaixam no material eletrônico que pode ser doado:

  • Amplificadores;
  • Aparelhos de som;
  • Aparelhos médicos;
  • Ar-condicionados;
  • Baterias;
  • Brinquedos eletrônicos;
  • Câmeras;
  • Celulares;
  • Computadores;
  • Controles remotos;
  • DVDs;
  • Fogões;
  • Geladeiras;
  • Impressoras;
  • Instrumentos musicais elétricos;
  • Lâmpadas;
  • Máquinas de escrever elétricas;
  • Microfones;
  • Microondas;
  • Monitores;
  • Mouses;
  • Projetores;
  • Roteadores;
  • Tablets;
  • Teclados;
  • Telefones;
  • TVs;
  • Videocassetes;
  • Videogames;
  • Entre outros.

Onde descartar lixo eletrônico: 8 locais que recebem a doação de eletrônicos usados

#1 Coopermiti

São Paulo/SP
Endereço: Rua João Rudge, 366 — Casa Verde, CEP: 02513-020
Telefone: (11) 3666-0849

#2 Exército de Salvação

São Paulo, Barueri, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema, Osasco, Santos e São Vicente/SP
Telefone: 4003-2299

Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo/RJ
Telefone: 4003-2299

Curitiba/PR
Telefone: (41) 3598-3580

Brasília/DF
Telefone: (61) 3443-6142

Joinville/SC
Telefone: (47) 3453-0588

Pelotas/RS
Telefone: (53) 3273-6909

Recife/PE
Telefone: (81) 3228-4740

#3 Ecobraz

São Paulo/SP
Endereço: Rua Padre Otto Maria, 104 — Chácara Mafalda, CEP: 03373-090
Telefone: (11) 4329-2001
E-mail: contato@ecobraz.org.br

#4 Associação Brasileira de Redistribuição de Excedentes (Abre)

São Paulo/SP
Endereço: Avenida Eucaliptos, 164, Sala 6 — Indianópolis, CEP: 04571-050
Telefones: (11) 2769-9780/9806
Email: atendimento@abre-excedente.org.br

#5 Museu do Computador & Futuro da Tecnologia

Telefone: (11) 4666-7545
E-mail: curador@museudocomputador.com.br

#6 PARCS

Curitiba/PR
Endereço: Rua William Booth, 1.681 — Boqueirão, CEP: 91730-080
Telefone: (41) 3027-2289
E-mail: parcs@parcs.com.br

#7 Instituto Brasileiro de EcoTecnologia

Curitiba/PR
Endereço: Rua Juvenal Galeno, 477 — Jardim Social, CEP: 82520-030
Telefone: (41) 9932-0168
E-mail: falecom@biet.org.br

#8 CDI

Rio de Janeiro/RJ
Endereço: Rua Alice, 150 — Laranjeiras, CEP: 22241-020

Florianópolis/SC
Endereço: Av. Rio Branco, 404, Torre 2, Sala 105 — Centro, CEP: 88015-204
Telefone: (48) 3322-2020
E-mail: contato@cdisc.org.br

Brasília/DF
Endereço: QE 40, Rua 12, lote 09 — Polo de Modas, Guará II, CEP: 71070-515
Telefone: (61) 3301-4950
E-mail: diretoria@cdi-df.org.br

Categorias: Meio Ambiente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Doação

Quando não tem mesmo jeito: Como fazer a Doação de Animais e Onde Doar Cachorro

Seja por causa de uma mudança de cidade, de residência ou por outro motivo qualquer, uma boa solução para quem não tem mais espaço para seu cachorrinho é optar pela doação. Mas onde doar cachorro? Como Leia mais…

Meio Ambiente

Alimentos frescos, sem agrotóxico e bem saudáveis: Saiba Como iniciar um Projeto de Horta Comunitária

Se perguntarmos, pra qualquer paulistano, qual o local de maior identificação dele com a sua cidade, bem provavelmente a resposta será a Av. Paulista. A alongada via é um espaço de quase três quilômetros de Leia mais…

Doação

Sem Poluir e do Jeito Certo: 18 e Mais Formas de se Livrar da Geladeira Velha ou do Fogão Antigo

Não faz tanto tempo assim que publicamos um post sobre doação de móveis usados. E não é que o assunto interessa muita gente?! Aí, resolvemos trazer também uma grande quantidade de locais que recolhem a doação Leia mais…