A sabedoria vem com o tempo. Muitas vezes, nas inconsequências da juventude, acumulamos erros e equívocos. Alguns deles, desaparecem como fumaça. Outros, porém, permanecem acesos por longo período. Quantas e quantas pessoas, na inocência de um trago, se viram imediatamente presas ao vício do tabaco e hoje, depois de vários maços e com graves consequências à saúde, buscam maneiras de como deixar de fumar? É fácil dar início. E é difícil largar. No entanto, a qualquer momento, é possível mudar. O tempo é sábio.

Neste post, daremos algumas dicas de como deixar de fumar. Como já fizemos em um post anterior explicando a respeito de como parar de usar drogas, apresentaremos métodos, informações e tratamentos mais indicados para quem deseja largar o cigarro e viver de uma maneira mais saudável. Dividimos o material em tópicos:

Os danos do tabagismo à saúde: como deixar de fumar evita os efeitos nocivos do tabaco

O tabagismo é uma epidemia mundial. Um bilhão de pessoas ou mais, que fumam diariamente, necessitam de ajuda para parar de fumar, dicas que podem oferecer ao tabagismo um tratamento. Precisam ter como parar de fumar urgente, já que a cada cigarro fumado a pessoa perde 11 minutos de vida. Os dados são tão alarmantes que metade dos usuários regulares do tabaco perderá a vida prematuramente por causa de sua utilização.

A dependência da nicotina envolve outras situações associadas, como, por exemplo, distúrbio de ansiedade e quadros depressivos. Portanto, não se trata de um problema isolado. O problema é que, geralmente, nem o paciente se dá conta de que essas coisas estão atreladas ao vício.

As consequências do cigarro são terríveis. Como deixar de fumar e evitá-las?

O cigarro possui cerca de 4.720 substâncias tóxicas, das quais 70 são propensas a fazer com que o organismo do fumante adquira câncer. Só que geralmente as consequências do tabaco só se tornam “visíveis” — ou seja, que se tornem percebidas —, apenas depois de 20 anos de tabagismo.

Os fumantes têm em média três vezes mais chances de ter um infarto (a mulher possui mais chances, por conta da proteção dos hormônios antes da menopausa). Além de promover doenças do coração, o cigarro leva à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), mais conhecida como enfisema, e o aumento da probabilidade de câncer (como falamos anteriormente).

Dolorosa nicotina

A nicotina é a substância que causa a dependência. Os outros componentes vêm no pacote, que causam graves danos a saúde, como temos esclarecido com este post. Como deixar de parar de fumar se a fixação do produto é tão grande?

A nicotina produz um efeito cardiovascular. Em alta concentração (como ocorre com o cigarro eletrônico, que não possui o monóxido de carbono), aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, acelera o potencial de outras substâncias, que são cancerígenas. Para piorar, a nicotina produz nitrosamina — a mais perigosa e cancerígena classe de substâncias que está presente no tabaco.

Rápida dependência: como deixar de fumar se torna difícil em poucas tragadas

O vício e a dependência do cigarro têm início de maneira intensa. O período entre o momento que a pessoa começa numa festa pedindo um trago, por exemplo, e fumando pela primeira vez e o fumo diário se dá de seis meses a um ano.

A nicotina tem essa característica: a pessoa precisa de doses crescentes para obter a mesma satisfação. A dopamina, liberada pela nicotina, “recompensa” o fumante com sensações de prazer, principalmente, o que cria uma relação com o cigarro e facilita a dependência.

Eu quero parar de fumar. Mas não consigo

O tratamento para parar de fumar e os métodos melhores recomendados de como deixar de fumar invariavelmente necessitam observar quando o paciente apresenta casos de ansiedade e a depressão. Se não tratados, é impossível para o fumante deixar de fumar.

A sensação da abstinência é tão desconfortável que, para o fumante em tratamento, é como se ele estivesse passando por uma situação extrema e, se não aliviado o desejo pelo cigarro, ele tem a sensação de que não vai dar conta. No momento, a sensação de ter tomado a atitude correta dá um certo alívio para o paciente. Porém, as consequências vêm no futuro.

O tabagismo é igual a qualquer doença. Como deixar de fumar sem tratamento?

Tabagismo é doença. Existe uma especialidade médica focada no tratamento para parar de fumar, e o tratamento é eficiente. A cada dez pessoas que iniciam o método para parar de fumar, em um de pouco mais de três meses, 7 delas param de fumar.

No entanto, é importante que a pessoa com dependência do cigarro procure um especialista, como qualquer outra pessoa faz quando está com algum problema de saúde. Em casa, sem ajuda específica, o problema tende a aumentar.

Frustração: como deixar de fumar e superar possíveis recaídas

O fumante, na maior parte das vezes, costuma se sentir culpado com o vício ou com alguma decaída que teve, e o desânimo impede que o paciente tenha como deixar de fumar. Fica aquela situação horrorosa, mas que não precisa ser assim… A atitude que mais ajuda o fumante a como deixar de fumar é: “eu quero parar de fumar. Vou procurar o tratamento correto”.

O tratamento para parar de fumar é complexo. São várias consultas. Pelo menos, cinco consultas num período de 12 semanas, ou seja, três meses. Mas tem como deixar de fumar. O tabagismo é uma doença modificável. O tratamento para parar de fumar feito de forma adequada possui enormes chances de sucesso.

Dicas de como deixar de fumar

Com tudo isso, como fazer para parar de fumar? Conheça alguns métodos para deixar de fumar e dicas que facilitam o tratamento contra o tabagismo:

  • Queira voluntariamente parar de fumar;
  • Procure um especialista (clínica ou médico);
  • Estabeleça uma meta para parar de fumar;
  • Procure por produtos para parar de fumar (como chicletes, adesivos, remédios etc.), sob orientação médica;
  • Jogue fora os maços de cigarros que possui;
  • Alimente-se melhor;
  • Procure fazer atividades físicas e prazerosas (conheça o hobby perfeito para você);
  • Evite locais que facilitem o fumo;
  • Passe mais tempo com amigos não-fumantes;
  • Caso tenha uma recaída, não desista.

Como deixar de fumar transforma: os benefícios graduais da independência do cigarro

As vantagens de parar de fumar podem ser percebidas logo nos primeiros 20 minutos. Ao longo dos anos, a melhoria na saúde, na qualidade de vida e nas relações sociais torna-se evidente. É por isso que descobrir o que fazer para deixar de fumar é importante. Veja os benefícios do tratamento  para deixar de fumar:

20 minutos A pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
2 horas Não há mais nicotina no sangue.
8 horas Nível de oxigênio no sangue se normaliza.
2 dias O olfato e o paladar funcionam melhor
3 semanas A respiração fica mais fácil e a circulação melhora.
de 5 a 10 anos O risco de sofrer um infarto pode ser comparado ao de pessoas que nunca fumaram.
Categorias: Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Doação

Transplantar Esperança: Tudo o que você precisa saber sobre como Doar um Rim em Vida

Compartilhar algo que você tem em dobro com alguém que você ame. Não, este não é um texto de romance. Embora uma frase dessa encaixaria perfeitamente para definir a situação de um casal apaixonado. Só Leia mais…

Doação

Largue o osso, doe. Como funciona a doação de Medula Óssea e por que ela salva vidas?

O organismo humano é bem complexo. O sistema circulatório, por exemplo, reúne um emaranhado de artérias, capilares e veias, cuja nobre missão é fazer circular o sangue por todo o corpo. O sangue, por sua Leia mais…

Doação

Beleza interior. Beleza exterior. Como funciona e onde eu posso fazer a doação de cabelo em SP [INFOGRÁFICO ANIMADO]

Qualquer pessoa fica muito bem quando se vê mais bonita no espelho. E há algo mais bonito que fazer o Bem a alguém? É, que tal mudar seu visual para algo assim… mais solidário. É muito fácil Leia mais…