Ah, como é bom acordar com aquele cheirinho gostoso de café logo pela manhã… Parece que o dia rende mais, não é mesmo? E quem não gosta de um pão na chapa? Quando todo envolvido com aquele requeijão cremoso, então? Hum, que delícia. Uma fruta para acompanhar? Maçã, mamão ou banana: tudo vai bem. Vai muito bem, aliás! Afinal, a importância do café da manhã pra nossa saúde é enorme, embora sempre pensamos que este hábito seja qualquer coisa. Não é. Aquele ensinamento de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia faz muito sentido. Neste post, explicaremos tudo isso pra você. E, ao final, mostraremos quais combinações de alimentos são as melhores para essa hora do dia. Delicie-se conosco nesta matéria que é nutritiva, saudável e, acima de tudo, saborosa.

Neste post, você saberá mais sobre:

Alerta aos apressadinhos sobre a importância do café da manhã

a_importancia_do_cafe_da_manha_apressadinho

Com certeza já aconteceu com você. Porque também já aconteceu comigo. Imagine a seguinte situação: você acorda fora do horário e nota que não terá tempo algum para tomar um bom café da manhã, saudável e reforçado.

Você está bem atrasado e sequer poderá passar na padaria que fica na esquina do seu escritório. É importante bater o ponto, pois seu chefe está na sua cola a semana inteira. Você pensa, então: “Vou mais tarde dar a devida importância ao café da manhã”. Só que os compromissos do trabalho consomem toda a disposição da sua fome.

Mais tarde, ainda, próximo do horário do almoço, você ainda celebra a vitória contra o estômago, afinal conseguiu perder algumas calorias com a situação. No entanto, você pode não ter percebido, mas o que perdeu de fato foi um momento fundamental para a manutenção da sua saúde.

A importância do café da manhã para recuperar a energia gasta durante a noite de sono

a_importancia_do_cafe_da_manha_energia

Vamos explicar certinho pra você. Quando nós acordamos, precisamos repor a energia desperdiçada durante a noite de sono. E é uma grande quantidade de energia gasta: podemos perder quase um quilo enquanto dormimos.

Porém, muito cuidado em pensar que não ganhar peso fazendo dieta no café da manhã somado a essa perda de peso na noite de sono é positiva. Não é. A importância do café da manhã é enorme pensando no que se queima de glicose e glicogênio para manter durante a noite funções do organismo em ordem, tais como: batimentos cardíacos, circulação e respiração.

A importância do café da manhã para o dia todo

a_importancia_do_cafe_da_manha_agenda

Um café da manhã saudável vai ajudar você a enfrentar as tarefas e os compromissos do dia. Você ganha mais disposição e energia. Os alimentos, geralmente, têm carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais, que tornam a importância do café da manhã ainda maior. Conheça a função de cada um deles pra saber como fazer um café de manhã saudável:

Carboidratos

Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia, extremamente vitais para a nossa existência. É por causa deles que conseguimos andar, correr e fazer muitas outras coisas, afinal, quando são ingeridos e absorvidos pelo organismo, os carboidratos liberam glicose e fornecem energia para as células.

Um bom café da manhã inclui um bom número de carboidratos. Para se ter uma ideia de quanto eles são importantes para o funcionamento do corpo, especialistas sugerem que o melhor é que 50% do valor calórico diário de uma pessoa seja formado por carboidratos.

Sabe porque também incluir carboidratos entre as opções para café da manhã é saudável? Porque eles são responsáveis por nutrir as células do sistema nervoso central e desempenhar diversas funções.

Por liberar glicose, os carboidratos são grandes aliados do cérebro. Quando o órgão mais importante do nosso sistema nervoso tem diminuição no consumo desse nutriente, produz exageradamente corpos cetônicos, ou seja, acetoacetato, D-β-hidroxibutirato e acetona. São nomes complicados de se dizer e que podem tornar a saúde bem complicada também, pois facilita a ocorrência de: alteração de humor, dores de cabeça, insônia, mau-hálito, perda de massa muscular, desmaios.

E tem mais: pesquisadores internacionais descobriram que alimentos ricos em carboidratos teriam nos dado uma vantagem na evolução em comparação a outros primatas, já que o ser humano possui o triplo do gene que produz amilases salivares, as enzimas que transformam carboidratos em açúcares.

Os carboidratos são considerados grandes vilões da balança, mas o fato é que existem tipos bons e tipos ruins. Portanto, tem muita importância no café da manhã a presença deles.

Sugestões de alimentos com carboidratos para um bom café da manhã: pão, aveia, granola e frutas.

Proteínas

As proteínas são nutrientes essenciais para a produção de músculos, hormônios e tecidos, pele e cabelo. Além disso, produzem anticorpos e células de defesa do organismo e, por formar novos tecidos, auxiliam na recuperação e cicatrização de feridas e cortes. Por isso, elas são fundamentais para a boa saúde do corpo.

Quando pensamos nos benefícios que as proteínas causam ao nosso cérebro, entendemos melhor a importância do café da manhã na rotina diária. Afinal, um café da manhã saudável com alimentos ricos em proteínas melhora os impulsos nervosos e os comandos físicos. Isso porque neurotransmissores como acetilcolina e adrenalidade são formados por proteínas.

Sabe para o que mais as proteínas são importantes? Para os glóbulos vermelhos, aquelas células que transportam oxigênio no sangue em todo o corpo — inclusive o cérebro —, já que eles contêm hemoglobina, uma proteína que fixa oxigênio quando o glóbulo vermelho passa pelos pulmões.

Ah, e o suco gástrico e as enzimas digestivas são compostos por proteínas, que ajudam a fragmentar os alimentos para uma melhor digestão.

Sugestões de alimentos com proteínas para o preparo do café da manhã: leite, ovo, manteiga, queijo, iogurte, linhaça, aveia, peito de peru.

Vitaminas

Chegamos, então, às vitaminas, já que sem elas a importância do café da manhã seria reduzida. Alguns tipos desses nutrientes não são fabricados pelo nosso organismo e outros, quando fabricados, são produzidos em uma quantidade mínima adequada.

Portanto, precisamos consumi-los de alguma forma. O cardápio do café da manhã ideal possui uma variedade interessante de vitaminas. Mesmo que não sejam fontes de energia, elas agem em diferentes sistemas e ajudam as respostas imunológicas do organismo.

São tipos diferentes de vitaminas, cada uma exercendo algum tipo de função junto ao organismo.

A vitamina A, por exemplo, auxilia a visão, o crescimento e imunidade. A vitamina C age na formação dos glóbulos vermelhos (que já explicamos a importância anteriormente). Já a vitamina D fortalece os ossos. A vitamina E, por sua vez, previne o envelhecimento, câncer, doença cardiovascular etc.

A vitamina B é um complexo de oito vitaminas diferentes: B1 (Tiamina), B2 (Riboflaviana), B3 (Niacina), B5 (Ácido pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido fólico) e B12 (Cobalamina). Em geral, combatem a ansiedade, aprimora a capacidade de memorização e melhora os cabelos e a pele. Temos a grande necessidade de consumir todos os dias essa vitamina: o nosso organismo não possui a capacidade de reter suas propriedades por muito tempo. Dada a isso a importância de um café da manhã reforçado com alimentos que contenham vitaminas do complexo B.

Sugestões de alimentos com vitaminas: ovo (vitamina A), leite (A), manteiga (D), laranja (C), melão (C), limão (C), maracujá (C), grãos integrais (E), gérmen de trigo (E), grãos de cereais integrais (B1), batata-doce (B2), abacate (B2), banana (B5), semente de girassol (B5), queijo (B12), iogurte (B5).

Sais minerais

Os sais minerais são substâncias inorgânicas, o que significa dizer que não podem ser produzidos pelo nosso organismo. Apesar disso, a falta dos sais minerais pode acarretar graves problemas de saúde.

A maior parte dos sais minerais ficam concentrados nos ossos, sendo importante na formação e na manutenção desses órgãos. Mas eles também participam da composição de moléculas orgânicas.

No cardápio do café da manhã, é importante incluir alimentos saudáveis que contenham sais minerais, pelo menos os mais conhecidos, como cálcio, ferro, potássio, enxofre, magnésio, sódio, selênio, zinco e cromo.

Sugestões para o cardápio do café da manhã com alimentos que contenham boa quantidade de sais minerais: maçã (magnésio), gérmen de trigo (zinco), nozes (cobre), laranja (potássio), ovo (ferro), trigo (cobre), aveia (magnésio), banana (potássio) e cereais (cromo).

A importância do café da manhã saudável e, principalmente, equilibrado

a_importancia_do_cafe_da_manha_equilibrio

É preciso abrir um parênteses aqui. Afinal, você não pode exagerar e querer sair comendo tudo. Deve, no entanto, saber dosar as quantidades de carboidratos, vitaminas e proteínas no cardápio do café da manhã e, também, ao longo do dia.

O cardápio do café da manhã deve ser feito de maneira que tudo esteja em equilíbrio. As opões devem levar em conta o consumo nutritivo e saudável. Você pode até consultar um nutricionista, para que ele possa dar dicas de café da manhã saudável.

Outro parênteses precisa ser aberto neste trecho, porque existe fartura de um lado e miséria de outro. Muita gente ainda passa fome no Brasil, e a importância do café da manhã pra essas pessoas é ainda maior. Você pode fazer a sua parte com a doação de alimentos.

O dia só começa com um bom copo de café

O brasileiro ama café. É a segunda bebida mais consumida no país, sendo que a primeira nem conta muito porque é a água — que também é importante, mas não tem gosto.

Em um país que adora o cheirinho e o gosto de uma boa xícara de café, você pode apreciá-lo de inúmeras maneiras: expresso (que é aquele café mais tradicional), pingado (que é feito de leite com uma pequena dose de café) ou média (que, além de café, leva leite e espuma), entre outros tantos exemplos.

Agora, você conhece a importância de um copo de café pela manhã?

Os efeitos estimulantes da cafeína são percebidos quase de imediato: o sono diminui, enquanto a energia aumenta. Assim, a sua capacidade de concentração é ampliada, e você pode realizar tarefas mais ágeis e facilmente.

Eu mesmo gosto de tomar algumas xícaras de café assim que chego ao serviço. E o cafézinho tem muita importância no café da manhã, pois possui proteínas, vitaminas e sais minerais, tudo que anteriormente citamos como positivos num café da manhã saudável.

Os benefícios do café incluem prevenção do câncer e a melhoria da memória. Ainda é bom no combate a dores de cabeça e enxaquecas, os radicais livres e a gordura.

É claro que temos de tomar cuidado em tomar café em excesso, que tem efeitos colaterais (como nervosismo, insônia e alteração do ritmo cardíaco) e pode vir a ser muito prejudicial a saúde.

Por tudo isso, a importância do café da manhã não deve ser desprezada

Um bom café da manhã, saudável e completo, ativa o nosso metabolismo, evita o acúmulo de gordura localizada e ajuda muito a lidar com as atividades que, para todos nós, são bastante complicadas.

Veja quais alimentos você pode incluir no cardápio de café da manhã, com receitas de sua preferência. Uma dica de café da manhã ideal é comer pães e frutas, que são ricos em carboidratos e proteínas. Somados a isso, derivados de leite, que contêm cálcio, como manteiga, requeijão ou margarina. Aliás, se você gosta de queijo, inclua-o também, mas prefira os tipos mais saudáveis.

E mais um lanche antes do almoço? Tem a importância do café da manhã?

Tente também fazer um lanche intermediário (entre o café da manhã e o almoço), optando por consumir uma fruta ou uma barra de cereal. Isso evita que você passe um tempão sem se alimentar e acabe ficando com mais fome no almoço — exagerando no prato.

Ser saudável é uma opção, que você escolhe também enquanto se alimenta. Ficar por mais de 12 horas sem comer é muito prejudicial. Como já dissemos anteriormente, o café da manhã não é qualquer coisa. Pelo contrário! É a principal refeição do dia.

Categorias: Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Doação

Transplantar Esperança: Tudo o que você precisa saber sobre como Doar um Rim em Vida

Compartilhar algo que você tem em dobro com alguém que você ame. Não, este não é um texto de romance. Embora uma frase dessa encaixaria perfeitamente para definir a situação de um casal apaixonado. Só Leia mais…

Saúde

Cigarro, dependência e saúde: os perigos do tabago e como deixar de fumar

A sabedoria vem com o tempo. Muitas vezes, nas inconsequências da juventude, acumulamos erros e equívocos. Alguns deles, desaparecem como fumaça. Outros, porém, permanecem acesos por longo período. Quantas e quantas pessoas, na inocência de Leia mais…

Doação

Largue o osso, doe. Como funciona a doação de Medula Óssea e por que ela salva vidas?

O organismo humano é bem complexo. O sistema circulatório, por exemplo, reúne um emaranhado de artérias, capilares e veias, cuja nobre missão é fazer circular o sangue por todo o corpo. O sangue, por sua Leia mais…